Feira de Santana

Poeta de Feira de Santana lança e-book e audiobook de poesias Cãibra de Nó

Com transmissão via Youtube, lançamento será dia 26 de março, às 19h

25/03/2021 às 10h00, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A poeta, ficcionista, declamadora e letrista feirense Nívia Maria Vasconcellos vai lançar, na próxima sexta-feira,dia 26, às 19h, por meio de transmissão em seu canal Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCI3WxC15kjdwvyGDCWIwRIw), o e-book e audiobook de poesias Cãibra de Nó. Com 57 poemas, escritos entre 2014 e 2020, a publicação também ganhará uma versão impressa em breve, pela editora Sapatilha de Arame.

O livro, ilustrado por Ana Noronha, revisado por Esmeralda Barbosa Cravançola e com edição de Bruna Teixeira, faz parte do projeto Cãibra de Nó, selecionado pelo Prêmio Jorge Portugal, produzido apenas por mulheres – 11 no total. O lançamento terá a participação especial das cantoras Danny Nascimento, responsável pela trilha do audiobook, e Dayane Sampaio, que assina a produção executiva do projeto. Quem participar do lançamento terá acesso gratuito ao e-book e audiobook.

Em Cãibra de Nó, o ponto fulcral é ter o corpo humano como a linha que atravessa todo o livro – “vísceras”, “músculo”, “garganta” são algumas das terminologias que permeiam os poemas. “Cãibra de nó nada mais é do que uma dor física, como toda dor que o corpo sente, ela é ambivalente, como o próprio livro. Ambivalente, porque essa mesma dor que faz sofrer é um sinal de que algo deve ser feito para haver mudança”, explica a autora, que avalia a obra como um ponto de inflexão na própria carreira literária.

Segundo Nívia, os seus demais livros publicados – “Invisibilidade”, “Para não suicidar”, “Escondedouro do amor”, “A Morte da Amada” – eram mais metafísicos. “Eles ficavam mais no campo de uma abstração, de uma reflexão, da não concretude. Já em Cãibra de Nó, eu consigo alcançar uma materialidade maior, a carne que pulsa. Nele, o poema é corpo”, analisa. Por isso, é um livro com mais substantivo concreto, palpável, poucas rimas, calcando-se, como aponta a poeta, no mesmo no ritmo corporal. “É a minha grande aventura, uma poética nova, que se apresentou para mim de forma muito inesperada, sentida, mas, ao mesmo tempo, é pensada racionalmente, escrita e reescrita”, revela.

Para a jornalista e escritora soteropolitana Kátia Borges, que assina o texto de apresentação do livro, em Cãibra de Nó a poeta “oferece ao leitor a chance de experenciar outros percursos líricos de reconhecimento de si. Trata-se, sobretudo, da perplexidade diante daquilo que em nós é carne e dos limites, tantas vezes marcados pela violência, dos nossos corpos em interação com o mundo”. Kátia classifica Nívia Maria Vasconcellos como uma das principais vozes literárias da Bahia.

Cãibra de Nó tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SOBRE A AUTORA

Além do Cãibra de Nó, Nívia Maria Vasconcellos publicou os livros Invisibilidade (MAC), Para não suicidar (Littera), Escondedouro do amor (Prêmio CDL de Literatura 2008-FSA), A morte da amada (Mondrongo) e A paixão dos suicidas (Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II/FGM-SSA). Lançou o disco A Vênus de Willendorf com o grupo literomusical Mousikê. Tem poemas publicados na Coletânea Prêmio Off Flip (Selo Off Flip-RJ) e nas antologias Arcos de Mercúrio (DiaboA4), Sétimo Aeon (Baile Surrealista), Cantares de Arrumação (Mondrongo), Tudo no mínimo (Mondrongo), Estranha Beleza (Mondrongo), Antifascistas (Mondrongo) e organizou a coletânea de poetas Descuidosa de sua beleza (Mondrongo). É doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

SERVIÇO

O quê? Lançamento do e-book e do audiobook Cãibra de Nó, de Nívia Maria Vasconcellos

Quando? 26/03, às 19h

Onde? Canal Nívia Maria Vasconcellos no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCI3WxC15kjdwvyGDCWIwRIw)

Quanto? Gratuito

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Esquenta São João na Matinha

Agenda Cultural

2º Esquenta São João na Matinha acontece no próximo domingo, Dia das Mães

O esquenta é organizado pela comunidade Santo Antônio no Alecrim Miúdo e visa à arrecadação de fundos para concluir reforma...

05/05/2024 às 11h31

FENABA

Agenda Cultural

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimenta Salvador de 17 a 19 de maio

Evento irá reunir na Arena Fonte Nova representantes de importantes polos de produção artesanal da Bahia e do Brasil.

05/05/2024 às 06h49

Filósofo Africano, Dr Bas’llele Malomalo lança livro na Faculdade Católica de Feira de Santana 

Agenda Cultural

Filósofo Africano, Dr Bas’llele Malomalo lança livro na Faculdade Católica de Feira de Santana 

O encontro acontece no próximo dia 15, às 19h no auditório da Faculdade Católica. 

04/05/2024 às 15h58

Arte na Avenida

Agenda Cultural

Domingo Feira Vai reúne variedade de produtos e música ao vivo na Getúlio Vargas

O evento reúne os projetos Arte na Avenida, Feira de Antiguidades e Lá na Rua. %%sitename%%

03/05/2024 às 14h02

VALE DO CAPÃO

Aberto ao Público

Festival Internacional Capão in Blues impulsiona o Desenvolvimento Econômico e Turístico na Chapada Diamantina

O Capão in Blues não é apenas um evento cultural, é um catalisador para o crescimento econômico sustentável da região....

03/05/2024 às 07h16

Venda de tortas, sobremesas e artesanato ocorre neste sábado (4) e domingo (5) no Conjunto Maria Quitéria

Feira de Artes e Sabores

Venda de tortas, sobremesas e artesanato ocorre neste sábado (4) e domingo (5) no Conjunto Maria Quitéria

Além da comercialização de tortas e doces, também estarão disponíveis para venda telas decorativas, peças de organização dentre outros artigos....

03/05/2024 às 06h40

image

Rádio acorda cidade