Brasil
Mais de 70% dos pequenos empresários usam redes sociais e aplicativos
WhatsApp e Facebook são as ferramentas mais utilizadas
21/07/2018 às 09h38, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
Agência Brasil – Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) constatou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Pelos dados, 72% utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.
O estudo “Transformação Digital nas MPE” analisou a informatização das micro e pequenas empresas, no período de abril a junho deste ano, e fez 6.022 entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade.
A pesquisa avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.
A rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp são as ferramentas mais usadas pelas micro e pequenas empresas na divulgação de produtos e serviços. Estes instrumentos também são utilizados para o relacionamento com os clientes.
Essenciais
Para a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, o estudo mostra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades comerciais e nos negócios. “Vivemos numa era em que as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, disse.
A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do WhatsApp e do Facebook.
A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%).
O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).
Comparação
Na comparação com o último estudo do Sebrae, de 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos microempreendedores individuais, de 83% para 89% nas micro empresas e de 94% para 97% nas empresas de pequeno porte.
Atualmente, 73% dos microempreendedores individuais, 91% das micro empresas e 99% dos empresários das empresas de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
Mais Notícias
Tecnologia
Veja como transformar PDFs em arquivos Word usando Smallpdf
Confira o passo a passo para dominar a conversão de seus arquivos PDF sem perder qualidade em um piscar de...
03/05/2024 às 11h07
Ciência e Tecnologia
Inteligência artificial irá revolucionar diagnóstico de doenças
Os benefícios prometidos pela IA são significativos tanto para pacientes quanto para profissionais e sistemas de saúde em todo o...
29/04/2024 às 19h23
Feira de Santana
Feira de Inovação e Robótica (FIR) na Unifan: Impulsionando a Tecnologia e o empreendedorismo
O evento promete reunir estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia.
26/04/2024 às 11h55
Brasil
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram...
22/04/2024 às 07h54
Internet
WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3)
O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade em sites de plataformas, registrou milhares de reclamações hoje.
03/04/2024 às 15h31
Redes Sociais
Entenda como a nova onda de fake news influencia a guerra digital
Grupos conservadores e de extrema direita estão sendo eficientes nessa guerra de informação pelas redes sociais.
20/03/2024 às 15h47