Economia
Professor do Senai orienta sobre economia de combustível; veja dicas
Para quem não se importa em andar com os vidros do veículo abertos, uma dica importante na hora da economia é evitar o uso do ar condicionado, que de acordo com o professor Carlito Gomes, é responsável por cerca de 20 a 30 por cento do consumo de combustível.
26/07/2017 às 09h15, Por Maylla Nunes
Daniela Cardoso e Ney Silva
O último aumento das taxas do Pis e Cofins causou elevação dos preços dos combustíveis em todo o país. Quem tem carro, não tem jeito, precisa abastecer. Mas será que é possível economizar combustível, principalmente gasolina, que já passa dos quatro reais em alguns postos da cidade?
Para o professor de mecânica automotiva do Senai em Feira de Santana, Carlito Gomes, uma das opções para reduzir o consumo de combustível é deixar o carro em casa. “Primeiramente a pessoa pode deixar o veículo em casa e pegar carona com um amigo ou vizinho, fazendo uso do veículo compartilhado. A pessoa também pode alternar e em alguns dias da semana utilizar o transporte público”, sugeriu em entrevista ao Acorda Cidade.
Mas para quem não abre mão de utilizar o veículo próprio diariamente, o professor chama atenção dos condutores para outros fatores que podem aumentar o consumo. Segundo ele, observando e corrigindo esses fatores, a pessoa consegue uma boa economia de combustível.
“A pessoa deve fazer a manutenção em dia, calibrar os pneus, pois se o carro tiver abaixo da calibragem permitida pelo fabricante vai gastar mais energia, além de ser importante observar o alinhamento e balanceamento do carro”, afirmou ao Acorda Cidade.
Para quem não se importa em andar com os vidros do veículo abertos, outra dica importante na hora da economia é evitar o uso do ar condicionado, que de acordo com o professor Carlito Gomes, é responsável por cerca de 20 a 30 por cento do consumo de combustível.
Leia também: AGU recorre contra liminar que suspende reajuste de impostos sobre combustíveis
Veja dicas
Pneus calibrados – Pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira e se o veículo está carregado ou não. A indicação de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta carro. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.
Peso – A lógica é simples. Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quando mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras. Estudos mostram que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%. Faça uma revisão nos objetos inúteis deixados no porta-malas.
Troca de marcha – A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário.
Aceleradas – Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará muito a média de combustível. Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem. Nos modelos com injeção esse aquecimento é feito automaticamente pelo sistema. Nos carros zero quilômetro é recomendado deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1 mil quilômetros. No demais, basta ligar e sair rodando.
Aditivada – Em um primeiro momento, a aditivada não influencia no consumo do carro. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor. Mas um motor mais limpo e sem desgaste pode apresentar melhora de desempenho, o que inclui economia de combustível a médio prazo.
Velas – As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros. Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.
Vidros abertos – Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h.
Evite apetrechos – Antes de instalar qualquer acessório no carro, consulte um especialista. Objetos que mudam as características originais tendem a provocar maior resistência contra o ar. Aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, por exemplo, influenciam diretamente na aerodinâmica e, consequentemente, no aumento do consumo.
Combustível de boa qualidade – Nada mais prejudicial para o carro do que combustível batizado. Gasolina com querosene ou etanol com água interferem muito na média de combustível porque a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. Por isso, abasteça sempre em postos com o selo da ANP e dê preferência a grandes redes.
Atenção no trânsito – Seu comportamento no trânsito é fundamental para economia de combustível. Próximos aos semáforos, por exemplo, diminua a velocidade se o sinal estiver vermelho. Assim, não é preciso parar completamente e a retomada da velocidade será mais suave. Abandone o hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.
Filtros – Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.
Ar condicionado – Você não vai passar calor, claro. Mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.
Sem banguela – Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a “banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto motor. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.
Rodas alinhadas – O alinhamento das rodas é fundamental para aerodinâmica do carro. Se o veículo está fora de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar. Automóvel alinhado, sim, economiza combustível.
Excesso de velocidade – Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.
Acorda Cidade com informações do site Auto Esporte
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