Bahia
Pousada em Cabuçu e hotel em Brotas são flagrados usando água por meio de fraude
Os técnicos da empresa descobriram que uma pousada no distrito de Cabuçu, em Saubara, no Recôncavo, desviava água do ramal que abastecia uma barraca de praia. Já em Brotas, na capital, a equipe da empresa retirou um ramal clandestino que fornecia água para um hotel.
20/05/2016 às 15h14, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
Dois estabelecimentos do setor hoteleiro foram flagrados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na última semana, usando água de forma clandestina. Os técnicos da empresa descobriram que uma pousada no distrito de Cabuçu, em Saubara, no Recôncavo, desviava água do ramal que abastecia uma barraca de praia. Já em Brotas, na capital, a equipe da empresa retirou um ramal clandestino que fornecia água para um hotel.
A pousada em Cabuçu possui ligação regular na Embasa, mas também recebia água a partir de derivação clandestina. Com isso, o estabelecimento deixava de pagar pela maior parte da água consumida. Como havia fraude no consumo, o volume mensal registrado no hidrômetro do imóvel era de apenas dois metros cúbicos por mês, enquanto as pousadas de porte semelhante da região consomem entre 38 e 45 metros cúbicos mensais.
A ligação clandestina foi retirada e a Embasa irá aplicar uma multa e cobrar o valor equivalente ao volume de água desviado nos últimos doze meses. “Estamos intensificando o combate às fraudes de água e mostrando como é importante regularizar a situação junto à Embasa”, destaca a gerente comercial Aline Santana.
No bairro de Brotas, o estabelecimento funcionava normalmente, mesmo estando com a ligação de água inativa no cadastro da Embasa, o que indicava uma possível fraude. Foi a terceira vez que a empresa constatou o abastecimento irregular nesse imóvel.
A estimativa é que o hotel vinha desviando em torno de 90 mil litros de água por mês, o que gerou uma dívida com a Embasa de cerca de R$ 138 mil. O supervisor do Escritório de Serviços da Embasa em Brotas, Maxmilian Soares, destaca que a empresa acompanha rotineiramente o consumo dos imóveis de médio e grande porte na região, sobretudo os que possuam débito e estejam com ligação cortada ou inativada.
“A Embasa combate as fraudes e oferece condições de negociação, atuando de forma veemente para conter o furto de água e a manipulação indevida das redes de distribuição. Nosso objetivo é preservar o bom abastecimento e evitar a perda de água”, completa o gerente comercial Israel Martins.
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