Feira de Santana

MP move ação contra irregularidades em residencial do Minha Casa, Minha Vida

Moradores alegam problemas como rachaduras internas e externas, queda de teto, estalos nas estruturas, infiltrações de água suja e mofo. Defesa Civil já atestou má execução do aterro, com a possibilidade de desabamentos.

03/07/2015 às 16h53, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana/BA move ação contra a Caixa Econômica Federal e duas construtoras por irregularidades no Residencial Viver Iguatemi II, objeto do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. A ação, datada de 1º de julho, requer medida liminar para reparação dos vícios e relocação dos moradores durante as obras.

A ação é fruto de investigação iniciada pelo MPF a partir de representação feita por beneficiários do programa em setembro de 2014, quando alegavam vícios como rachaduras, infiltrações de água suja com odor saindo das paredes e mofo. De lá para cá, segundo o MPF, o órgão "provocou as empresas responsáveis e foram realizadas perícias pela Defesa Civil e pelas próprias construtoras, enquanto os problemas evoluíram para o aumento de rachaduras internas a ponto de ser possível enxergar o lado de fora, queda de teto de gesso, estalos na edificação e a separação entre a laje e a parede em algumas unidades".

De acordo com o relatório da Defesa Civil, em um dos blocos vistoriados “está visível a má execução de aterro e o solo está adensando com o tempo de forma irregular e está provocando uma movimentação do aterro e comprometendo tudo o que estiver sobre ele”. O órgão aponta, inclusive, a possibilidade de desabamento e indica a necessidade de evacuação dos imóveis durante as obras de reparo. O laudo técnico emitido por consultora contratada pelas construtoras confirma a movimentação do solo e da fundação como responsáveis pelas rachaduras, com a necessidade de obras de reparação e possível necessidade de remoção dos residentes durante as intervenções.

As construtoras questionam a extensão das obras apontadas como essenciais pela especialista por eles contratada, além da indicação da Defesa Civil de remoção dos residentes durante as intervenções, que preveem escavações e concretagem no solo sob o empreendimento. Enquanto não há solução, os moradores enfrentam o aumento dos problemas e alegam estar física e psicologicamente abalados com a possibilidade de acidentes e com os estalos que normalmente ouvem durante a madrugada.

Para o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, autor da ação, “a gravidade da situação não permite que se aguarde a conveniência das empresas em destinarem recursos financeiros à retirada provisória dos moradores e ao subsequente início das obras de recuperação dos imóveis, visto que se trata de demanda que requer rápida intervenção, com providências urgentes e concretas no sentido de solucionar os vícios mencionados”.

Além do pedido liminar de reparo urgente dos problemas, com a devida relocação dos moradores por meio do pagamento de aluguel em locais provisórios, o MPF requer, também antecipadamente à sentença, a realização de perícia técnica que ateste a correção dos problemas. Ao final do processo, requer a confirmação dos pedidos antecipados, além da condenação das acionadas a indenizar os danos materiais e morais causados aos mutuários, com a publicação de editais ou divulgação em jornais de grande circulação local descrevendo a condenação proferida e convocando os lesados a liquidarem os danos individualmente sofridos.

Confira a ação na íntegra

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade