Homenagens

Devotos se reúnem em louvor à Santa Bárbara e caruru é servido no Centro de Abastecimento

Mais de meia tonelada de frango, foi utilizada na preparação do caruru de Santa Bárbara.

04/12/2021 às 13h05, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Celebrado todos os anos no Centro de Abastecimento, o dia de Santa Bárbara comemorado neste sábado (4), foi iniciado com uma celebração da Santa Missa na Igreja Senhor dos Passos.

Ao final da celebração, os fiéis e devotos, se dirigiram até o Centro de Abastecimento, onde as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo, já estavam preparadas para receber todo o público.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a devota da Santa, Margarida Lima da Silva, 66 anos, destacou que sempre que possível está presente nos festejos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Santa Bárbara representa muito na minha vida, sempre peço força, saúde, tranquilidade, paz, sossego e sempre que posso, estou presente nos festejos. Hoje por exemplo é minha primeira vez que irei participar do caruru", afirmou.

Para Martís da Silva Vitória, 69 anos, a devoção é desde criança. Segundo ela, após se recuperar de uma enfermidade, ofereceu caruru para os vizinhos em agradecimento à Santa.

"Eu nasci e fui criada no distrito da Matinha, mas hoje eu moro na sede de Feira de Santana e digo que Santa Bárbara é tudo na minha vida, eu tenho bastante Fé, acredito muito nela, já fiz promessa, estava doente e ela me curou. Depois disso, eu ofereci um caruru para meus amigos e vizinhos", afirmou.

Trabalhando há mais de 30 anos no Centro de Abastecimento, o comerciante Luiz Cláudio, 60 anos, informou à reportagem do Acorda Cidade, que as tradições em comemoração ao dia da Santa, não devem ser interrompidas, e criticou a realização da missa na Igreja Senhor dos Passos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Sempre participo dos festejos, mas fico triste porque nos últimos dois anos, estão querendo tirar a tradição do evento que sempre é realizado aqui. Ainda que o Centro esteja passando por algumas dificuldades, teríamos que ter a celebração, a missa aqui. Em compensação, hoje estão distribuindo três mil pratos de caruru, mas o sentido da festa, é a celebração, a parte espiritual também. Então qual o sentido de realizar a missa lá na igreja Senhor dos Passos, se o festejo acontece aqui? Exigimos das autoridades para que repensem nesta situação, porque se é para evitar aglomeração, qual a logística então de distribuir três mil pratos? Vai ter aglomeração da mesma forma", enfatizou.

Proprietário da farmácia que leva o nome da Santa, Augusto César já comercializa no local há 38 anos.

Ao acorda cidade, ele contou que sempre participa dos festejos e elogiou toda preparação que foi feita neste ano, principalmente com relação ao altar, onde estão as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Santa Bárbara tem um grande sentido para a gente, até porque a nossa farmácia já leva o nome dela. Sempre participei de todas as festividades e nunca perdi um ano. Sempre estou nas missas, procissões e neste ano aconteceu de forma diferente. A missa foi realizada lá na Igreja Senhor dos Passos, mas foi feito um belíssimo altar aqui com as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo, mas a gente espera que os próximos eventos possam acontecer aqui. É como coração de mãe, sempre cabe mais um, então que no próximo ano, que a nossa missa possa ser realizada aqui novamente, que já possamos fazer a nossa procissão, porque isso faz parte da tradição de longos anos e jamais pode acabar", destacou.

Com relação a estas mudanças que aconteceram neste ano, o administrador do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves, explicou que faz parte das normas contra a Covid-19.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nesse ano por conta da pandemia, não tivemos aqueles festejos como realmente acontece, com o samba de roda, a procissão com os andores, mas tivemos esse cuidado em não quebrar a tradição. A missa aconteceu lá na Igreja Senhor do Passos, mas o caruru está sendo distribuído aqui, pois cada pessoa ao receber a sua quentinha, já que iremos distribuir nesse formato, ela também possa levar para casa ou almoçar em outro local que seja afastado das pessoas. A cultura do dia de Santa Bárbara não acabou, mas devido à pandemia, houve estes ajustes. Esperamos que no momento certo, quando estiver liberado, possamos ter de volta os desfiles com as baianas, o cortejo com o andor, aquela festa bonita que sempre foi realizada, mas isso tudo depende da pandemia e de todos os protocolos", explicou.

De acordo com o administrador do restaurante popular do Centro de Abastecimento, Davi Dias, cerca de 600kg de frango foram utilizados na preparação do caruru de Santa Bárbara.

"Começamos a trabalhar desde quinta-feira, ontem durante o dia preparamos os legumes, todas as proteínas até a preparação de hoje. Contamos aqui com 19 colaboradores na parte da interna da cozinha e utilizamos cerca de 600 kg de frango, três sacos de quiabos, entre outras especiarias, como a castanha, camarão além dos outros produtos que são utilizados", disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade