Aniversário da cidade

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica

A ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela João Paulo I.

18/09/2021 às 19h44, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

São 188 anos de emancipação e tantos pontos históricos a serem visitados. Essa é Feira de Santana, que completa idade nova neste sábado (18). Conhecedora dessa realidade, a Escola João Paulo I (JPI), através da coordenação pedagógica e equipe docente do Ensino Fundamental I, propôs às turmas do 3º Ano que realizassem uma Expedição Histórica por alguns desses locais no município feirense e gravassem tudo [veja vídeo abaixo da matéria ou clicando aqui], mas com todo cuidado por conta da pandemia. Os pontos históricos e os alunos do vídeo final foram sorteados.

Daniel Lima falou sobre seu sentimento ao participar da ação. “Muito bom. Já aprendi várias coisas sobre nossa cidade, como por exemplo que o território de Feira de Santana já pertenceu ao município de Cachoeira”, disse. Durante a Expedição Histórica, o estudante visitou o Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, e fez vídeo contando curiosidades sobre o local.

A aluna Maria Cecília Lagos gravou no Mercado de Arte Popular (MAP). “Não conhecia o MAP e quis saber o que tem de histórico nele e o que os comerciantes vendem lá”, frisou a pequena, além de acrescentar que também se divertiu muito durante a gravação. Athur Barbalho destacou ser “muito legal” participar da Expedição Histórica. Acompanhado da família, o estudante, que gosta muito de pintura, também escolheu o MAP para conhecer.

Integrante da coordenação do segmento citado, professora Karine Oliveira citou alguns aspectos da iniciativa da instituição de ensino. “Nosso presente para Feira de Santana é a própria história viva da cidade contada pelo olhar das crianças. Essa ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela JPI, pioneira em mostrar ao alunos, de modo mais elaborado, aspectos relevantes sobre Feira de Santana, tais como economia e cultura. É uma proposta totalmente interativa”, pontuou.

Sobre o projeto

Desde o começo do ano letivo, professores do 3º Ano, por meio de reflexões e vivências, trabalham a respeito do município feirense através de uma contextualização histórica repleta de ludicidade. Durante o Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, os estudantes, com auxílio das suas famílias, também biografam pessoas que contribuem para o bem da cidade. No ano de 2020, as mais de 100 crianças participaram de um coral, realizado de maneira virtual por conta da pandemia, em que cantam o hino à cidade.

Em 2019 os alunos cantaram, pelo oitavo ano consecutivo, nas escadarias da Prefeitura Municipal. “Um dos nossos objetivos é também fazer nossos alunos entenderem que um povo sem memória é um povo sem identidade, além de possibilitar que eles conheçam mais a Princesinha do Sertão, fazer as crianças participarem da história feirense e terem orgulho de Feira de Santana”, concluiu professora Karine Oliveira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade