Feira de Santana

Adolescentes de 17 anos se vacinam contra covid-19; prefeitura deve reduzir idade na próxima semana

A vacinação ocorreu na Uefs, na manhã deste sábado (18).

18/09/2021 às 13h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Acompanhados pelos pais ou responsáveis, adolescentes de 17 anos com ou sem comorbidades, se vacinaram contra a covid-19, na manhã deste sábado (18) em Feira de Santana. A vacinação ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), das 8 às 12h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Brito, às 10h já não tinha mais filas e a aplicação estava ocorrendo de forma muito rápida.

Foto: Ed santos/Acorda Cidade

“Às 10h da manhã já não tinha mais fila. Os adolescentes chegavam e já entravam direto para tomar a vacina. Os pais estavam levando mais tempo para estacionar o carro do que efetivamente acompanhar os filhos na aplicação da vacina”, disse.

Foram disponibilizadas mais de cinco mil doses para a vacinação neste sábado, mas sobraram doses para a segunda-feira (20).

Vacinação para adolescentes de 15 e 16 anos

O secretário antecipou ao Acorda Cidade, que na próxima segunda-feira, a depender do estoque de vacinas e logística, o município poderá abaixar a idade do público para adolescentes de 16 anos ou até mesmo de 15. Ainda neste domingo o esquema de vacinação será confirmado, e divulgado aqui.

“Segunda-feira devemos baixar novamente a idade. Devemos iniciar para os nascidos até em 2005 e talvez 2006, provavelmente nós vamos baixar dois anos, já que está havendo essa procura, esse interesse por parte da população, e vamos cumprir a nossa meta de vacinação. Isso é muito importante. A Secretaria Municipal de Saúde vai manter essa linha de vacinar toda a população de Feira de Santana, inclusive, se possível, com a segunda dose, antes do final do ano”, declarou o secretário.

O Marcelo Brito falou também sobre a suspensão da vacinação, que logo depois foi autorizada.

"Iríamos iniciar a vacinação dos adolescentes sem comorbidades na última quinta-feira (16) a partir das 13h, mas houve aquela nota do Ministério da Saúde impedindo a vacinação. Nós suspendemos a vacinação por precaução, sei que isso frustrou muita gente, mas era uma precaução necessária. Rapidamente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão que avalia a vacina, emitiu nota dizendo que não há problema. Aquela morte que teve no interior de São Paulo já teve a causa identificada e não teve a ver com a vacina, remontamos a estrutura e retomamos a vacinação,”afirmou.

Marcelo Brito disse também que os adolescentes estão sendo aplicadas as vacinas Pfizer e Astrazeneca/Oxford.

"Não está aplicando a Coronavac porque não há estudos que comprovem a eficácia da vacina nos adolescentes, por terem uma estrutura corpórea diferente do adulto e do idoso. As outras duas podem ser aplicadas sem nenhum problema."

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Maria Luíza Domingos, de 17 anos, esteve na Uefs na manhã deste sábado para se vacianr. Ela disse que mesmo imunizada vai continuar mantendo os cuidados contra o vírus. “Estou muito Feliz, estava muito ansiosa para tomar a vacina, e vou manter os mesmos cuidados até depois da segunda dose”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cláudio Falcão Júnior, também de 17 anos, disse que esperou muito pela vacina. “É gratificante. Depois de muito tempo na espera, tomei a vacina. Estou feliz por isso”, declarou.

O pai dele, Cláudio Falcão destacou para a importância da prevenção a doença, e espera que jovens menores de 17 anos já possam ser vacinados em breve.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade