Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Menu

Hackathon da Nasa abre inscrições gratuitas na Bahia

Evento local busca equipes para vencer a etapa mundial.
08/09/2021 15h12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Considerado o maior hackathon do mundo, o Nasa Space Apps Challenge será realizado pelo quarto ano em Salvador. Gratuita, a inscrição é individual e está aberta até o dia 17 de setembro, no site www.spaceterra.org. A competição, que será realizada nos dias 1 a 3 de outubro, busca participantes maiores de 18 anos para apresentar projetos sobre sustentabilidade, saúde e outras áreas. O programa irá selecionar 400 participantes.

O evento será 100% virtual. Os dois primeiros grupos colocados na etapa local competirão na final mundial e serão escolhidos pela Nasa, além de ganhar um day use all inclusive em Costa do Sauípe. A organização local busca fazer o mesmo feito de 2019, quando a equipe Cafeína, formada por cinco estudantes baianos, foi a primeira turma baiana a vencer o global do Nasa Space Apps Challenge. Eles apresentaram o projeto Ocean Rider, que realiza a coleta dos micros plásticos dos oceanos.

“Após o dia 17, iremos selecionar os inscritos, que terão que formar grupos multidisciplinares de cinco pessoas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local. Assim como em anos anteriores, nós buscamos estimular a participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. A expectativa é que haja pelo menos 50% de mulheres participando nesta edição”, afirma Pedro Dantas, que faz parte da organização local do evento.

No ano passado, em plena pandemia, o evento obteve 700 inscritos. Deste número, 250 participantes foram selecionados e desenvolveram 36 projetos durante a maratona online, que é realizada pelo aplicativo exclusivo Space & Terra. As duas equipes vencedoras foram formadas exclusivamente por mulheres e representaram a Bahia na competição mundial.

“Salvador faz parte de um grupo de cidades brasileiras, intitulado como Space Terra, que colaboram e interagem entre si por um evento cada vez melhor. A competição é uma plataforma de conexões, que tem a inovação, a diversidade e a equidade no seu DNA. Acreditamos na educação e no empreendedorismo como elos fundamentais de transformação social”, destaca Leka Hattori, representante local da Nasa.

Foto: Divulgação

Desafios

Para esta edição, a Nasa propõe 25 desafios: 13 referentes ao Planeta Terra e 12 em relação ao aeroespacial. Entre os temas está a Covid- 19. A agência desafia os participantes a usar dados ambientais e outras informações (como dados epidemiológicos, sociais, políticos e econômicos) para construir um aplicativo para smartphone que forneça avisos de risco do vírus.

Há também outros temas, como risco de deslizamentos de terra em comunidades rurais, detecção de poluição de plásticos nos oceanos, observações da terra, ontologia, detecção da vida de insetos, mudanças climáticas, produção agrícola no espaço e lixo espacial. Para conhecer todos os desafios, tirar dúvidas ou acompanhar novidades sobre o evento, basta acessar o Instagram @nasa_spaceappssalvador.

Whatsapp
Google+

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Desenvolvido por Tacitus Tecnologia