Artigo

Sonho dos brasileiros

Nosso compromisso, pela Pátria, deve manifesta-se com medidas concretas.

31/08/2021 às 07h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

O Brasil celebra, no próximo dia 7, sua independência. Por todo o País, multiplicam-se comemorações oficiais e não oficiais. Todas, a seu modo, querem fazer-nos crescer no espírito cívico, no amor à Pátria, terra onde buscamos realizar nosso sonho de vida mais digna para todos.

AS COMEMORAÇÕES oficiais são importantes. Elas despertam em nós o orgulho de sermos brasileiros. Elas nos enchem olhos e os ouvidos com belas manifestações de patriotismo. Elas nos motivam a um empenho maior para que o Brasil ocupe, o lugar que ele merece, no mundo social, político e econômico e aumentam a nossa auto-estima por pertencermos a este País.

AO LADO das comemorações oficiais somam-se as não oficiais. São movimentos e pastorais que se organizam para denunciar situações injustas. As comemorações não oficiais, são ditadas pela esperança. O povo sofrido olha para trás e recorda as lutas do passado e as vitórias conquistadas. Entende a importância de se organizar porque “Juntos somos mais fortes”.

ENTRE as comemorações não oficiais, vale destacar o “Grito dos Excluídos” que, neste ano, tem como tema: “A vida em primeiro lugar”. Ele quer ser uma voz profética de denúncia e anúncio, despertando a consciência nacional para a situação dos desempregados, famintos… É um grito que nasce de nossa consciência de brasileiros e de cristãos. Para isso, precisamos acreditar no valor da ação solidária e na postura ética.

INDEPENDÊNCIA significa povo dono do seu próprio destino. Nosso compromisso, pela Pátria, deve manifesta-se com medidas concretas. Que os governantes e a sociedade encontrem decisões acertadas para a educação, para uma justa reforma agrária, um melhor atendimento à saúde do povo, justa distribuição de renda, segurança pública, combate à corrupção, à violência, às desigualdades sociais e defesa do meio ambiente.

NO DIA DA Pátria, queremos unir nossas preces confiantes para, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, atrair bênçãos de Deus sobre o povo brasileiro e seus governantes. Que todos possamos assumir o compromisso de promover o bem comum, o respeito à dignidade da pessoa humana e vida para todos. Esse é o sonho dos brasileiros.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade