Artigo

Desafios de ser pai

Os que celebrarão seu dia junto com os filhos, em volta de uma mesa farta e os que vão celebrar seu dia longe dos filhos, mas dando sua vida por eles.

03/08/2021 às 12h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Neste domingo, convocados por sucessivos e emocionados apelos comerciais da mídia, celebramos o Dia dos Pais. Como ser pai nos dias de hoje? A vocação de pai é indispensável na família, na sociedade e na Igreja. Ninguém nasce sabendo ser pai. É um aprendizado que dura a vida inteira.

NA VIDA, temos valores muito importantes e outros, mais ou menos importantes. A figura paterna é um dos valores muito importantes, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé. Em que pese, hoje, as funções de pai, terem deixado de serem bem definidas, como foi no passado, ele continua sendo, para os filhos, fonte de vida, sabedoria, segurança, proteção, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética.

O PAI dá firmeza e segurança aos filhos. É um líder. Sabe resolver os conflitos familiares. Faz cada um sentir sua importância na família e na vida. Consegue equilibrar ternura e firmeza. Ele tem clareza e visão das metas, da direção, do rumo a ser ensinado para a orientação do filho. A fé, os valores religiosos e a oração contribuem muito para que o pai seja líder na família. Eis a maravilha do amor paterno!

EDUCAR é ajudar os filhos a se tornarem adultos. Não basta dar bens materiais, é preciso indicar ideais e o sentido da vida. Não basta o sucesso, a riqueza, a profissão. São necessários outros valores e, entre eles, a transmissão da fé. Transmitir valores não significa pressionar o filho a ser o que o pai quer. Impor a vocação e a profissão, é criar filhos frustados, aborrecidos, tristes, revoltados. É a forma de criar filhos infelizes.

O LIVRO do Eclesiástico nos indica quais são os desafios de ser pai: “Quem ama o filho não lhe poupa repreendê-lo, para poder mais tarde alegrar-se com ele. Quem ensina o filho, colherá fruto nele e se orgulhará no meio dos familiares. Quem ensina o fiho, deixará o inimigo com inveja e dele se orgulhará no meio dos amigos. Se o pai vem a morrer, é como se não morresse, pois deixa em seu lugar alguém que lhe é semelhante”. (Eclo 30,1-5).

DEUS ABENÇOE nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos, em volta de uma mesa farta e os que vão celebrar seu dia longe dos filhos, mas dando sua vida por eles. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam eles por aqui ou lá com Deus no céu. Parabéns a você pai!


Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade