São João

Prefeito suspende feriado de São João na próxima quinta (24) e comércio está autorizado a funcionar

Um decreto será publicado no Dário Oficial Eletrônico do município.

21/06/2021 às 11h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Assim como aconteceu em 2020, o feriado de São João não será celebrado no dia 24 de junho. O prefeito Colbert Martins afirmou na manhã desta segunda-feira (21), que o feriado será suspenso e aplicado em outra oportunidade.

De acordo com ele, o mais importante nesse momento é preservar as vidas e por esse motivo, o feriado na quinta-feira será suspenso e não terá ponto facultativo na sexta-feira (25).

"Nós estamos reunidos aqui inclusive com o procurador do município para decidir essa questão, pois a ideia é emitir o decreto adiando o feriado do dia 24 de junho, como aconteceu no São João do ano passado. O mais importante nesse momento é preservar vidas e sabemos que quando um feriado cai na quinta, a sexta também é 'enforcada' e por isso não teremos feriado municipal, nem ponto facultativo, inclusive as repartições públicas estaduais e federais irão funcionar nos dois dias", afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o prefeito, o comerciante que desejar não abrir a loja na próxima quinta-feira (24), não terá nenhum tipo de punição por parte da prefeitura, pois com a suspensão do feriado, segue como dia normal.

"O dia 24 será normal, assim como foi no ano passado, porém as pessoas estão esquecendo que fizemos isso em 2020. A própria prefeitura vai funcionar na quinta e sexta, os bancos irão funcionar e as repartições como já mencionei. Eu espero que todas as pessoas possam ter o entendimento, que quem for fazer algum tipo de comemoração no dia 23, lembre-se que dia 24 é normal e conclamamos que não acendam fogueiras. Essa é uma sugestão do Ministério Público, não vamos permitir essa atividade por conta da fumaça, o que provoca problemas pulmonares. Logo mais iremos publicar no Diário Oficial, que na quinta e sexta, as atividades seguem de forma normal, sem ponto facultativo", destacou.

Para o prefeito, nesse momento é necessário que haja uma maior compreensão de todas as pessoas, pois o número de casos ativos do coronavírus, está aumentando cada vez mais e de forma rápida.

"Estamos sempre pedindo essa colaboração das pessoas, pois a doença está aumentando muito e que esta ação do Governo do Estado, realmente seja cumprida na suspensão do transporte intermunicipal, pois nesse momento, não é apenas o transporte de pessoas, é o transporte do vírus também, seja chegando em Feira de Santana ou saindo da cidade. Assim como está tendo a suspensão do transporte de ônibus, que a fiscalização seja mais intensa também com estes veículos alternativos que circulam pela zona rural, como forma de fugir da Polícia", disse.

Para o representante do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Antônio, por diversas vezes foram feitas tentativas para que o prefeito não suspendesse o feriado.

"Após essa solicitação do prefeito, nós entramos em contato com o Sindicato dos Comerciários e eu como representando o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes Lima, tentamos um acordo por diversas oportunidades por uma série de motivos. E um menor motivo nesse quesito, são as vendas, porque a gente sabe que neste feriado, não serão volumosas e o que estamos preocupados, assim como o prefeito, é a questão das possíveis aglomerações", explicou.

Ainda segundo Marco Antônio, mesmo com o acordo da abertura de Shoppings Centers e rede de supermercados, não foi possível evoluir com o acordo relacionado ao comércio.

"Já existe um acordo para a abertura dos Shoppings Centers e supermercados, então a gente entendia e entende ainda que o acordo seria possível e infelizmente o Sindicato dos Comerciários na representação do presidente Antônio Cedraz, não conseguiu evoluir com este acordo. Ficamos aguardando essa definição do prefeito, até porque mudando o feriado do dia 24 de junho, deve haver também a suspensão do ponto facultativo na sexta ou até mesmo quinta e sexta nos órgãos municipais", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade