Feira de Santana

Prefeitura vai pagar mais de R$ 1,5 milhão para transmitir aulas da rede municipal pela TV

O prefeito informou que toda a estrutura será dada pelo município e a parte da gravação das aulas está sendo finalizada.

17/06/2021 às 16h43, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá transmitir as aulas para o ensino fundamental e  Educação de Jovens e Adultos (EJA) através de um canal adicional da TV Subaé, afiliada local da Rede Bahia. O contrato foi firmado na tarde desta quinta-feira (17), com o valor de R$ 189 mil mensais durante os próximos oito meses, ou seja, mais de 1,5 milhão de reais.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com o Prefeito Colbert Martins, desde março as aulas vem sendo gravadas e transmitidas através do Youtube. No entanto, segundo ele, percebeu-se que a maioria dos estudantes da rede não possuem equipamentos tecnológicos e internet suficientes para acompanhar todos os conteúdos.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A maioria das pessoas não têm computador em casa, recebe pelo celular, e às vezes o pacote de dados é insuficiente para as crianças concluírem seu aprendizado. Estamos distribuindo exercícios escritos. Os pais vão buscar nas escolas, tanto da zona rural quanto da zona urbana. Mas falta a aula, que às vezes não é completa pelo celular. Agora, com a TV Subaé, que tem cobertura em toda a cidade, zona rural e mais 50 municípios, nós vamos ter aulas abertas permanentemente para todos. Quem quiser assistir às aulas pelo Youtube também faz. Mas oito horas de aula diárias, a partir da próxima semana, serão transmitidas pela TV Subaé”, explicou o prefeito Colbert Martins.

Ele informou que toda a estrutura será dada pelo município e a parte da gravação das aulas está sendo finalizada, para ser entregue à rede de televisão.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O diretor de relações institucionais da Rede Bahia de Televisão, Humberto Garrido, esclareceu que para viabilizar as aulas o sinal será dividido em mais dois sinais específicos, que não fazem parte da programação da TV Subaé.

“São canais específicos somente dedicados a transmitir as teleaulas, com todo o conteúdo preparado pela Secretaria de Educação. Tem todo um planejamento que a secretaria já fez, muito bem feito. Nossa expectativa é alcançar todos os distritos, além da cidade, toda a população do ensino fundamental em Feira e todos os seus distritos, com uma qualidade de sinal muito boa e conteúdo, que é o mais importante pra que os alunos possam acompanhar no ritmo que é necessário. A TV tem essa facilidade de chegar ao lar das pessoas da forma mais fácil possível, mais fácil até que a internet, que tem uma série de recursos e equipamentos. Então a gente está muito satisfeito por possibilitar que esse projeto seja alcançado”, destacou.

O cronograma, conforme Humberto Garrido, será determinado pela secretaria de educação, e quanto aos aspectos técnicos e tecnológicos a TV Subaé já está preparada, de acordo com o calendário escolar.

“A partir desse calendário as teleaulas começam a ser transmitidas, e os professores fazem o acompanhamento a partir do conteúdo. Nosso papel é viabilizar a transmissão desse conteúdo, para chegar aos lares das crianças com qualidade, e a secretaria é quem desenvolve pra que os alunos tenham efetividade no aprendizado. Fora Salvador, Feira de Santana é a primeira cidade dos municípios baianos a implementar esse projeto e eu acredito que vai virar referência”, destacou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A secretária Anaci Bispo Paim informou que as aulas serão transmitidas durante todo o dia, das 7h30 às 18h30 e que buscarão atender a todos os seguimentos escolares da rede municipal, como os alunos da educação infantil, os anos iniciais e finais, e também os estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O quadro curricular já está definido a partir de uma esteira de programação, com todos os componentes do ensino fundamental”, disse.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Rua Antônio Carvalho

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb reclamam de odor e buracos devido a esgoto

Mariana Barbosa, que reside na Rua Antônio de Carvalho disse que o esgoto é oriundo de um condomínio das imediações....

28/03/2024 às 10h30

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

image

Rádio acorda cidade