Vacina Covid-19

Secretaria de Saúde reduz idade e pessoas acima de 52 anos podem ser vacinadas na UniFTC nesta quinta (17)

As pessoas devem comparecer munidas de documento com foto e comprovante de residência.

17/06/2021 às 14h38, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Teve início, na manhã desta quinta-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 na UniFTC, para pessoas a partir de 53 anos ou nascidas em 1968. Durante a campanha, a secretaria de Saúde reduziu a idade para 52 anos ou pessoas nascidas em 1969.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora da Rede Própria, Joana Queiroz, informou que cerca de 5 mil seringas específicas para a vacina da Pfizer foram entregues ao município, já que, na última sexta (11), apenas duas mil seringas foram entregues.

"Nós recebemos 5 mil seringas com os respectivos diluentes da Pfizer para serem usados na aplicação da vacina que já tinha chegado ao município. Estamos hoje aqui vacinando na UniFTC os munícipes de Feira de Santana. A princípio iniciamos com os nascidos em 1968 e já aplicamos cerca de 2 mil vacinas e já reduzimos para o anos de 1969. É importante que a comunidade compareça munida com seus documentos pessoais e o comprovante de residência, porque estas vacinas são exclusivas para Feira de Santana. Hoje mesmo tivemos casos de pessoas de Jacobina, Coração de Maria, querendo se vacinar aqui em Feira. Então solicitamos que estes documentos estejam juntos no ato na vacinação", explicou.

A vacinação na UniFTC ocorre até as 17h desta quinta-feira e ainda não há previsão se a campanha terá seguimento na sexta (18).

"Vai depender muito do quantitativo que vacinarmos hoje. Ainda é muito cedo para dizer se vai sobrar ou não. Estamos hoje trabalhando com esse público nascido em 1969 e pretendemos alcançar a meta. Sobre o público das gestantes e puérperas, nós ficamos aqui durante duas semanas aplicando as vacinas da Pfizer que foram destinadas para estas mulheres e, até ontem, quem não pôde ser vacinada, estava sendo vacinada no próprio bairro", afirmou.

O motorista José Roque Soares, 53 anos, informou à reportagem do Acorda Cidade que estava realizando o percurso da rota, quando viu uma grande movimentação na UniFTC. Ao verificar de perto, viu que estava sendo realizada a campanha e logo garantiu a primeira dose da vacina.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu já tinha ouvido pelo rádio e como eu estava passando aqui fazendo a rota da empresa, encostei o carro, vim até aqui e consegui tomar a vacina. De forma muito rápida, acho que não levou nem cinco minutos", disse.

Morador do distrito de Humildes, o motorista explicou que teve Covid-19 há cerca de um mês e precisou ficar 7 dias internado no Hospital de Campanha.

"Eu tive Covid-19, muita gente também lá de Humildes teve, inclusive alguns ainda nem puderam tomar a vacina. Minha esposa é uma delas que ainda está no aguardo para tomar. No período eu senti fortes dores de cabeça, falta de ar e quando o médico realizou os exames, detectou que eu estava com 50% do pulmão comprometido, então imediatamente precisei ser internado no Hospital de Campanha", afirmou.

Após o susto e recuperado, José Roque diz que esta vacina é como mais um método de prevenção contra a doença, e mesmo estando com a primeira dose, vai continuar mantendo todos os cuidados.

"Hoje estou aqui, tomei a primeira dose, já me sinto mais tranquilo, mas ainda não estou imunizado. Se antes já mantinha todos os cuidados, agora de fato vou continuar, porque é algo que causa medo. Não faço a mínima ideia onde posso ter contraído, até porque trabalho como motorista, mantenho contato direto com outras pessoas, então não posso afirmar onde foi", explicou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade