Feira de Santana

Prefeitura demite servidores, após recomendação que impede contratações de terceirizados

De acordo com o procurador do município, essa semana a prefeitura já realizou várias demissões de pessoas vinculadas as cooperativas.

13/05/2021 às 12h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O procurador-geral do município de Feira de Santana, Carlos Moura Pinho, informou nesta quinta-feira (13) que a prefeitura está diante de um impasse acerca da recontratação de servidores, cujos contratos venceram hoje. Isso por conta da recomendação feita pelos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho e o Tribunal de Contas dos Municípios para que a administração municipal se abstenha de contratar trabalhadores terceirizados por meio de cooperativas ou outras pessoas jurídicas.

Ainda de acordo com Moura Pinho, essa semana a prefeitura já realizou várias demissões de pessoas vinculadas a cooperativas.

“Nós temos algumas cooperativas Ativacop, Coopersade. Quanto ao pedido de abstenção, a nossa intenção é cumpri-lo, na medida das necessidades inadiáveis do município. Tem coisas que a gente não pode parar imediatamente, porque senão a gente para, por exemplo, de fazer atendimentos na área de saúde e outras áreas essenciais. A gente estranhou essa recomendação porque nós tínhamos tido uma reunião com o Ministério Público Estadual onde ficou estabelecido até o dia 12 de junho, pra gente enviar uma posição do município sobre esses dados e sobre o que a gente já tinha avançado no processo de extinção de contrato com as cooperativas”, declarou.

Com relação à dívida de R$ 73 milhões acumulada pelo município por descumprir uma determinação judicial acerca do modelo de contratações, o procurador-geral afirmou que está buscando uma negociação com o Ministério Público, o qual informou que não teria interesse em receber o valor dos cofres públicos.

“Sobre a pressão da dívida, a gente acredita na palavra do Ministério Público do Trabalho, que nos disse que não tem interesse de receber dinheiro do município, mas que o município se adeque. E nós estamos envidando todos os esforços. Estou na Secretaria de Saúde tentando estruturar uma solução no sentido de que se coloque para a administração, por gestão daquilo que se pode colocar, e o restante dessas situações a gente possa resolver nessa negociação com o Ministério Público, que aliás nos recomendou que a gente enviasse para a Câmara projeto de lei criando os cargos que nós não temos hoje para fazer a máquina municipal rodar a contento. Porém temos um impedimento legal de uma lei complementar nº 173, que proíbe a criação de cargos até 31 de dezembro de 2021. Estamos aí agora com um problema muito sério nas mãos, que é a questão dos agentes comunitários de saúde. Ficamos impedidos de recontratá-los, para obedecermos à recomendação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Estadual, assim como do Ministério Público de Contas”, salientou. 

Leia também:

Contratações de cooperativas: por descumprir determinação judicial, prefeitura de Feira de Santana acumula multa de R$ 73 milhões

Feira de Santana deve se abster de contratar terceirizados para cargos da administração municipal

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade