Feira de Santana

Confira a carta aberta que pede ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes de Feira de Santana

Documento também pede ampliação do número de ocupantes por mesa de quatro para seis pessoas.

14/01/2021 às 21h08, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entidades que representa estabelecimentos comerciais de Feira de Santana divulgaram, nesta quinta-feira (14), uma carta aberta solicitando ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares e do número de ocupantes por mesa de quatro para seis pessoas. Leia na íntegra:

Feira de Santana, 14 de janeiro de 2021.

As entidades representativas dos setores produtivos da cidade de Feira de Santana, em apoio ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana – SindFeira de Santana, que representa todo o setor produtivo dos restaurantes e bares de nossa cidade, colocam pontos para reflexão ao tempo que solicita ao Poder Público Municipal reconsideração sobre o último decreto de nº 11.987 de 11 de janeiro de 2021.

Tendo em vista o cenário pandêmico ocasionado pela COVID 19 e seus reflexos nos setores econômico e sociais, este decreto determina o fechamento dos estabelecimentos as 21:00, e limita o número de pessoas a 4 por mesa, entre outras medidas sanitárias.

Após a paralisação total das atividades do setor, foi liberado seu funcionamento no dia 04/08/2020 e o segundo pico da doença só ocorreu no dia 10/12/20, 4 meses após a volta das atividades, demonstrando que o setor não é o responsável direto pelo aumento do número de infecções.

A restrição de funcionamento do setor após as 21:00 inviabiliza o funcionamento destes estabelecimentos, pois como trata-se de preparo de refeições (jantar ou petiscos), os últimos pedidos para a cozinha devem ser feitos até no máximo às 20:00, para que dê tempo ao preparo da refeição, entrega na mesa, consumo pelo cliente e efetivo fechamento da conta, ou seja, os ÚLTIMOS clientes da noite têm que fazerem seus pedidos até às 20:00. Muitos estabelecimentos estão optando por fecharem a noite pois os custos superam as possíveis receitas.

Após 5 meses completamente fechados e agora com esta restrição às 21:00, o setor que emprega milhares de pessoas, encontram-se profundamente ameaçado, já inclusive gerando novas demissões neste período.
Desta forma solicitamos ao Poder Público Municipal, que vem atuando com a responsabilidade que lhe cabe no controle da pandemia, possa reconsiderar dois pontos importantes no atual decreto, fazendo de imediato as seguintes alterações:

1. Aumentar o horário de funcionamento até as 23:00

2. Aumento do número de pessoas por mesa para 06 tendo em vista que famílias tem desistido de ir ao restaurante pela limitação de apenas 04 pessoas

O SindFeira de Santana sempre esteve (e estará) junto à PMFS, seja participando de Conselhos importantes à administração pública, opinando nas decisões importantes para os rumos de nossa cidade. Acreditamos que estas duas flexibilizações não trarão maior impacto no combate ao Coronavirus e pode salvar importante setor, gerador de empregos, renda e impostos para o município. Acreditamos na capacidade de análise do Governo Municipal ao tempo que aguardamos posição urgente sobre nosso pedido.

Atenciosamente,
Marcelo Alexandrino Souza
ACEFS – Associação Comercial e empresarial de Feira de Santana

Augusto Fábio Soares
CIFS – Centro das Indústrias de Feira de Santana

Marcos Regis
SIMAGRAN – Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos e Similares da Bahia

Luis Mercês
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de feira de Santana

José Carlos Morais Lima
SICOMFS – Sindicato do Comércio de Feira de Santana

Getúlio Andrade
SINDFeira de Santana – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana

João Baptista Ferreira
SIPACEB – Sindicato da Indústria de panificação e Confeitaria do Estado da Bahia

Edison Virgílio Nogueira Correia
SINDVEST – Sindicato de das Indústrias de Vestuário de Feira de Santana

Luis Fernando Kunrath
SIMMEFS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Feira de Santana

Luís Neto
SINDPLASF – Sindicato das Indústrias de Artefatos de Plástico

Antonio Sobrinho
SINDTTURHFS – SINDICATO DOS TRABAHADORES EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE FEIRA DE SANTANA
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade