Política

Ex-prefeito de Serra Preta rebate acusações do atual gestor e esclarece sobre dívidas e destino do patrimônio público

Ele considerou ainda a postura do atual gestor como atrapalhada e desorganizada.

11/01/2021 às 14h48, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Após o atual prefeito de Serra Preta, Franklin Leite (DEM), divulgar no último sábado que o município encontra-se cheio de dívidas, com órgãos sucateados e o sumiço de alguns bens públicos, como veículos, o ex-prefeito Rogério Serafim, conhecido como Aldinho, esclareceu a situação através de contato com o Acorda Cidade e declarou que Franklin está fazendo palanque político e confundindo a mente das pessoas. Ele considerou ainda a postura do atual gestor como atrapalhada e desorganizada.

“Ele leva para a praça pública sucatas de veículos, sucatas essas que eu encontrei no município quando a gestão do ex-prefeito Adeil, que hoje é o vice-prefeito dele, deixou de herança para mim. Adeil até tentou leiloar os veículos em 2016, mas através de uma ação judicial foi proibido o leilão e eu também, respeitando a ação judicial, até o final do meu mandato, não leiloei os veículos, deixei que ficasse para que o futuro gestor, no caso Franklin, que é o atual, que ele entrasse na justiça e requeresse na justiça o direito de leiloar aqueles veículos que não têm nenhuma utilidade. Mas, o que a gente tem que esclarecer ao povo de Serra Preta, é que na verdade nós encontramos aquela frota dali e entregamos no dia 31 ao Franklin, 56 veículos entre veículos e máquinas. Dentre eles, 29 foram adquiridos na minha gestão. Eu que adquiri, o nosso município na minha gestão ficou contemplado com 29 novos veículos e ele não teve a hombridade de levar para praça pública esses 29 veículos”, afirmou.

Aldinho informou que adquiriu seis novas ambulâncias e, somente no Hospital Municipal, foram deixadas três delas. De acordo com ele, um veículo Ranger ficou para a pasta da educação, assim como dois veículos MOB, além de três ônibus novos, um Doblô e quatro motos.

“Deixamos um veículo novo para o Bolsa Família, mais uma moto também, um veículo novo para o Conselho Tutelar e um veículo novo para o Programa PAA que está aí rodando. Deixamos através de uma emenda do deputado Bacelar, um ônibus novo para a assistência social. Basta que o prefeito atual entre em contato com o Ministério para agendar a entrega desse ônibus novo e fomos nós que conseguimos esse ônibus novo. Não houve tempo de ser entregue ao município, mas já está aprovado, basta ele manter contato, que com certeza, agora em janeiro, ele vai poder receber esse ônibus novo. Além disso, deixei em conta 350 mil reais que estão depositados para adquirir uma nova pá carregadeira. Basta também ele fazer um novo processo licitatório, porque a empresa que ganhou não teve condições de entregar por causa da questão da pandemia. Esse dinheiro também está em conta, 350 mil reais para isso. Sem falar do recurso que nós deixamos para outras ações e são 185 mil reais que estão na conta para fazer livremente obras, desde quando estejam no orçamento. Deixamos também recursos para calçar as comunidades de Cabeça do Boi, Batista, Jacu e Bom Jesus. Deixamos dinheiro para fazer os banheiros da comunidade do Salgado. Enfim, o recurso ficou e está aí sim para se trabalhar”, relatou.

Leia tambémPrefeito de Serra Preta disse que município deve mais de R$ 25 milhões e que órgãos estão sucateados; documentos e computadores sumiram
 

Aldinho declarou que os veículos sucateados que foram expostos por Franklin Leite, no último sábado em praça pública, são veículos que foram da gestão do atual vice-prefeito, que foi prefeito em uma gestão anterior. Na opinião de Aldinho, Rogério está criando no município de Serra Preta, uma guerra sem necessidade, um debate sem necessidade. Ele avaliou que o momento é de união de se fazer mais pela cidade.

“No meu entendimento essas ações são para camuflar algumas situações, tipo salários de 25 mil reais, que foi uma tentativa que o grupo político liderado pelo Franklin fez de aumentar o salário em Serra Preta, inclusive se tornou lei, mas ele disse ao povo que iria fazer uma nova lei, mudando isso e até agora não fez. O povo não esqueceu e o povo está cobrando, que não aceita pagar 25 mil reais para um prefeito e nem R$12.500 par ao vice-prefeito, bem como também o povo está questionando o nepotismo em Serra Preta. As nomeações de secretários, parentes do vice-prefeito que foram feitas recentemente. O povo está cobrando, o povo quer saber se vai ficar desse jeito ou se o Ministério Público vai ter que entrar no circuito para poder resolver”, observou.

Dívidas com a Previdência, Embasa e Coelba

Sobre a alegação do atual prefeito de que Serra Preta tem 25 milhões de reais em dívidas com a Previdência, deixadas pela gestão anterior, Aldinho esclareceu que essas dívidas são históricas e que infelizmente vem remontando de gestão para gestão. Ele comentou que deixou o parcelamento destas dívidas em dia e que elas foram deixadas por gestões passadas, inclusive onde o pai de Franklin Leite, também foi prefeito, além de outros administradores.

“Não tem condições de se pagar esse montante na integralidade, sem que haja o devido parcelamento e isso na hora que ele aprender a ser prefeito, ele vai entender isso melhor. Com relação a Embasa, eu que encontrei uma dívida de aproximadamente 1 milhão de reais atrasada. Fiz o parcelamento e essa dívida que hoje está aí que ele alega do montante de quinhentos e poucos mil é dívida de parcelamento. Não existe nenhuma fatura da Embasa em atraso, são dívidas parceladas, que são descontadas do ICMS. Fizemos esse parcelamento para deixar o nosso município adimplente e hoje o município está adimplente, pode celebrar convênio sem nenhum problema. Com relação à dívida da Coelba, é uma dívida que o município não reconheceu, a Coelba quis cobrar, como está cobrando de fato, uma diferença de consumo, da ordem de cento e poucos mil reais de iluminação pública. Achei que esse valor, o município não devia, portanto, não acatei essa questão. Entrei com o processo administrativo para que a Coelba reveja isso. É importante que o prefeito atual mantenha também esse processo administrativo, porque tirar cento e tantos mil reais dos cofres da prefeitura para uma dívida que o município não reconhece, não é justo com o povo de Serra Preta”, enfatizou.

Prédio da prefeitura deteriorado

Rogério Serafim (Aldinho) comentou sobre as condições do prédio da prefeitura, que Franklin Leite revelou ter encontrado todo destruído, quebrado, com paredes rachadas e infiltração. Aldinho frisou que o prédio é muito antigo, tem muitos problemas estruturais e que ele também já encontrou o local deteriorado. De acordo com ele, a situação se agravou após muitas chuvas que ocorreram em 2020 e a prefeitura não teve nem recurso, nem orçamento para priorizar uma reforma.

“Diante de dar atenção ao povo, a várias áreas de carência e necessidade do povo de Serra Preta e reformar o prédio, eu optei em dar atenção ao povo. Creio eu que uma simples reforma pode resolver a situação e dar condições dignas para o pessoal trabalhar e o prefeito trabalhar. Inclusive esse é um dos pontos que o povo de Serra Preta está cobrando, o povo quer encontrar o prefeito porque muitos compromissos ele fez e as pessoas estão indo atrás para que ele honre os compromissos. Trato é trato, se tratou com o povo, agora cumpra, não fique inventando desculpas de nada não”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade