Moda e Beleza

Conheça riscos de usar cosméticos com prazo de validade vencido

O produto pode desenvolver microrganismos patogênicos ou mesmo oxidar seus componentes.

22/12/2020 às 08h51, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Você presta atenção na data de validade dos produtos de beleza? Essa informação não pode ser ignorada, pois quando fora da validade ou do PAO (período após aberto) o produto pode desenvolver microrganismos patogênicos ou mesmo oxidar seus componentes, podendo ocasionar várias reações adversas, entre elas irritação, dermatite, reações alérgicas, e até mesmo, em casos de lesão na pele, resultar em uma infecção mais grave.

“Independente da data de validade do cosmético, quando se percebe alterações no produto, como na cor, cheiro ou viscosidade, o uso deve ser interrompido imediatamente, pois essas desestabilizações são respostas da contaminação ou oxidação”, acrescenta Jamar Tejada, farmacêutico homeopata.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a determinação da validade de cosméticos considera as características de cada produto, como a estabilidade da formulação, ingredientes e a ação de microrganismos, e é feita pelo próprio fabricante. Segundo o órgão, a regulamentação sobre esse tipo de produto está descrita na resolução RDC 7/2015, que traz a obrigatoriedade dos rótulos com o prazo de validade, data de fabricação e lista de substâncias.

“No Brasil a exigência do prazo de validade está presente nos produtos fechados, após aberto, com a entrada do ar ou o próprio contato com as mãos, microrganismos podem se proliferar no cosmético, e caso o produto estrague, será necessária uma análise. O prazo de validade de um produto é o tempo que a empresa se responsabiliza pelo mesmo, desde que o usuário o mantenha em condições ideais”, explica Jamar Tejada conhecido como Tejard.

Para manter a durabilidade de seu produto, você precisa seguir as recomendações de uso e armazenamento indicadas pelo fabricante. “Evite o contato com temperaturas elevadas, umidade, luz solar e mantenha os produtos em locais frescos, arejados e longe do contato com o sol. Além disso, evite o contato direto do interior da embalagem com as mãos e objetos contaminados e sempre lembre de fechar bem a embalagem após o uso. Prefira usar um acessório higienizado (como uma pazinha) para retirar um tanto do produto e usar”, aconselha o especilista.

Confira o prazo de validade dos produtos de beleza mais usados no Brasil

• Batom: após aberto, a validade é, em média, de dois anos.

• Blush, sombra ou pó: validade de dois anos e meio após a abertura.

• Shampoo e condicionador: validade de dois anos, após a abertura.

• Delineador: o produto pode ser utilizado durante seis meses a um ano, em média.

• Máscara de cílios: após aberta a validade é de seis meses a um ano.

• Perfume: validade de dois anos e meio a três anos, em média, após a abertura da embalagem.

• Creme: o prazo varia até um a três anos, dependendo da condição do armazenamento.


Fonte: Redação Ibahia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade