Educação
Professor feirense tem projeto selecionado para 26ª edição da Ciência Jovem, em Pernambuco
O evento reúne 288 participantes de 25 estados brasileiros e dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Paraguai e México.
01/10/2020 às 09h10, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
O professor de Geometria em Feira de Santana, Brunno Dantas, teve seu projeto aprovado para a 26ª edição da Ciência Jovem, feira de ciências realizada pelo Espaço Ciência, localizado no município de Olinda, em Pernambuco. O trabalho se chama ‘Geometrizando com Eratóstenes: Investigando a esfericidade da Terra’ e concorre na categoria Educação Científica, destinada a professores que realizam experiências exitosas em sala de aula. O evento reúne 288 participantes de 25 estados brasileiros e dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Paraguai e México.
“Pesquisa do Datafolha demonstra que cerca de 7% dos brasileiros acreditam no terraplanismo. Nas aulas para o 7° Ano, constatei que alguns estudantes acreditam nessa teoria. Assim, vislumbrei a possibilidade de proporcionar uma nova prática pedagógica, envolvendo a investigação científica e agregando recursos digitais. Utilizei um conjunto de fatores: objeto do conhecimento; ferramentas digitais; e calculadora dinâmica geométrica GeoGebra, como preconiza a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Demonstrar que Eratóstenes [matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo grego], utilizando conceitos de ângulos, alguns dados e cálculos simples, refutou eficientemente a teoria do terraplanismo há mais de 2.000 anos é um modo de comprovar a confiabilidade do conhecimento científico”, afirmou o professor, que ensina na Escola João Paulo I (JPI).
O objetivo geral do projeto é medir a circunferência da Terra, a fim de demonstrar que ela é esférica, através dos conceitos de ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal, utilizando a ferramenta GeoGebra. Brunno Dantas pontua que os objetivos secundários do trabalho são: Proporcionar aos estudantes uma nova prática pedagógica no estudo de ângulos e retas; Desenvolver etapas de uma investigação científica; Aprender sobre a calculadora GeoGebra; e Reproduzir a investigação de Eratóstenes sobre a medida da circunferência da Terra.
Através da metodologia estabelecida, foi possível chegar a um resultado aproximado do de Eratóstenes. O projeto permite aprendizagem dinâmica dos conceitos geométricos, realização de experiência científica e desconstrução dos conceitos anticientíficos. O trabalho proporciona ainda o aprendizado da utilização das ferramentas GeoGebra e Google Maps, prática pedagógica inovadora e bastante potencializadora para a área de exatas.
“Precisamos valorizar o empenho dos professores e estudantes que, mesmo com as dificuldades surgidas do isolamento social, persistiram na realização de suas pesquisas”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, ao site do local. A 26ª Ciência Jovem vai ser realizada de 9 a 11 de novembro no modo remoto.
Mais sobre o desenvolvimento do projeto em sala de aula remota
Nesse experimento os alunos, sempre orientados por Brunno Dantas, mediram o tamanho da circunferência da Terra através das relações entre os ângulos e da proporção. Eles refizeram o trabalho realizado por Eratóstenes, o primeiro a conseguir tal feito, aproximadamente em 220 a.C.; utilizaram o Google Maps para obterem a imagem da Terra com os pontos de localização das cidades de Syene [atual Assuã, também conhecida como Aswan] e Alexandria [ambas no Egito]; a calculadora GeoGebra on-line, para montar a relação entre o Sol e a Terra; e os ângulos formados pela incidência do Sol na Terra, como afirmam as estudantes Bianca Bergossi e Maria Fernanda Bastos.
Diante de informações e somadas a distância entre as duas cidades, foi possível estabelecer uma relação de proporção e chegar ao tamanho da circunferência da Terra. “Algo simples de ser calculado hoje, mas de grande genialidade em 220 a.C., além de relevante para a humanidade”, conclui o professor, que é licenciado em Matemática, pelo Centro Universitário Claretiano; pós-graduando em Matemática na Prática, pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA); tecnólogo em Sistemas para Internet, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT); e pós-graduado em EaD (Ensino a Distância), pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Mais Notícias
Educação
Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar
Decreto foi publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial.
25/04/2024 às 10h28
Educação
Estudantes surdos da rede municipal aprendem Libras e contam com intérpretes
Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal.
24/04/2024 às 15h42
Educação
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira (26)
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante.
23/04/2024 às 07h55
Educação
SEC realiza Dia D para estudantes solicitarem isenção da taxa de inscrição do Enem 2024
As escolas estaduais disponibilizarão computadores com acesso à internet para que os candidatos façam o procedimento, até o dia 26...
22/04/2024 às 16h45
Educação
Matrícula para o Programa Universidade para Todos é prorrogada até 26 de abril
O não comparecimento do candidato selecionado à matrícula implica na desistência automática da vaga.
19/04/2024 às 15h57
Educação
Diretora do NTE é exonerada e professor do Cetep assume cargo
A professora e também ex-diretora do Colégio Ernesto Carneiro estava à frente do NTE desde julho de
18/04/2024 às 07h25