Política

Prefeitura de Feira já tem indicação da Câmara para colocar psicólogo nas escolas

A proposta está fundamentada na Lei Federal nº 13.935/19, de 11 de dezembro de 2019, que determina a oferta de psicologia.

23/09/2020 às 15h22, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Encontra-se no Gabinete do Prefeito, desde o ano passado, indicação de autoria do vereador Fabiano da Van (MDB) pedindo ao Poder Executivo a contratação de psicólogos para atuação nas escolas municipais.A proposta está fundamentada na Lei Federal nº 13.935/19, de 11 de dezembro de 2019, que determina a oferta de psicologia (e também de serviço social), de forma obrigatória, em todas as unidades da rede pública de educação básica no país, medida defendida esta semana na Tribuna da Câmara pela vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Iara Maria Alves. Ela compareceu à Casa a convite do vereador Fabiano, em razão do Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, registrado este mês (dia 10). 

"O trabalho do psicólogo é fundamental não apenas no ensino infantil, mas nas mais diversas áreas, e pudemos constatar ainda mais a sua importância neste período de pandemia da Covid-19, quando o isolamento social e as restrições comerciais trouxeram reflexos negativos à saúde mental de milhões de pessoas, com forte impacto junto a alunos e também professores", justifica o vereador.

No documento enviado ao prefeito, ele justifica que há "inúmeros casos de automutilação, aumento crescente de crianças e adolescentes com depressão, bem como várias formas de violência". Fundamentado na orientação de especialistas, o vereador observa que, presente nas escolas, o profissional de psicologia contribuirá em diversos níveis, "inclusive na prevenção e tratamento de questões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem e problemas relacionados à convivência familiar, que influi no desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar".

Psicóloga é forte aliada do estudante

As atividades escolares realizadas remotamente, via internet, neste período de distanciamento social que se impõe em decorrência do coronavírus, demonstram a importância do psicólogo na educação. A observação foi feita na Câmara Municipal pela vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Iara Maria Alves. Por indicação do vereador Fabiano da Van (MDB), ela fez um pronunciamento na Tribuna da Casa, esta semana.

Disse que a relevância da psicologia na construção de um "clima escolar positivo e preventivo" é ainda mais reveladora em meio à pandemia da Covid-19, momento em que os pais, educadores, crianças e jovens vivem sob tensão no ambiente de ensino. A dirigente da entidade de classe também defendeu e pediu o apoio dos vereadores a cobrar da Prefeitura que cumpra lei federal em vigor e contrate profissionais da psicologia para atuar nas escolas municipais da educação básica.

Segundo ela, a obrigatoriedade da prestação de serviços de psicologia para as crianças em fase inicial de ensino, "é uma grande conquista para estudante e comunidade escolar, em vista de sua aptidão para participar dos conselhos, desenvolver ações preventivas, esclarecedoras e realizar avaliações, intervenções e encaminhamentos”.

SETEMBRO AMARELO

Sobre a campanha Setembro Amarelo, a psicóloga defende que as ações voltadas à conscientização, prevenção e apoio emocional em relação a depressão e suicídio devem acontecer durante todo o ano.

As informações são da Ascom/Câmara

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade