Ranking nacional

Feira de Santana fica de fora do ranking das cidades inteligentes, mas pontua em meio ambiente e urbanismo

A capital baiana ficou em 27º lugar e Vitória da Conquista em 93º no Ranking Connected Smart Cities 2020

15/09/2020 às 06h57, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Na Bahia, apenas Salvador e Vitória da Conquista aparecem no Ranking Connected Smart Cities 2020, estudo nacional que avaliou todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. A capital baiana ficou em 27º lugar e Vitória da Conquista em 93º. O primeiro lugar ficou com a cidade de São Paulo.

Apesar de não estar na lista das 100 cidades, Feira de Santana aparece em dois recortes da pesquisa: a de urbanismo e meio ambiente. No primeiro recorte, Feira ocupa a 33ª posição nacional, com nota 5.838. O primeiro lugar nesta categoria ficou com Curitiba, que obteve nota 7.077. Neste recorte (urbanismo), Feira de Santana perde para Vitória da Conquista que está em uma posição melhor inclusive que Salvador, ocupando o 6º lugar no ranking nacional e o primeiro no estado, enquanto a capital ficou em 14º lugar no Brasil e em segundo na Bahia.

Os indicadores de pontuação na categoria Urbanismo são: Lei da Operação Urbana, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor Estratégico, alvará provisório (consulta), despesas com urbanismo, percentuais de atendimento urbano de água e de atendimento urbano de esgoto, número de automóveis por habitantes, número de ônibus por automóveis, outros modais de transporte de massa e percentual da população em baixa e média densidade.

Ranking em urbanismo na Bahia no conceito de Cidades Inteligentes

1. Vitória da Conquista
2. Salvador
3. Feira de Santana
4. Guanambi
5. Juazeiro
6. Barreiras
7. Camaçari

Vale ressaltar que estes resultados não devem ser interpretados com as "as melhores cidades em saúde, em urbanismo" ou “as melhores cidades em meio ambiente", por exemplo, pois, segundo o estudo, apesar dos resultados focarem nestes eixos, eles apontam uma visão de cidade inteligente, e para se tornar um estudo de eixos específicos, no intuito de apontar como "a melhor cidade em algo", deveria apresentar outros indicadores relevante ao tema, e que provavelmente não teriam ligação com o conceito de Cidades Inteligentes apresentado na pesquisa.

Meio Ambiente

Já no recorte Meio Ambiente, Feira de Santana ficou em 98º lugar (nota 5212), enquanto em primeiro ficou a cidade paulista de Santos (nota 6.420). Vitória da Conquista aparece em 8º lugar (nota 5.991) e é destaque na Região Nordeste. Ela subiu mais de 60 posições no estudo, reflexo das alterações nos indicadores: aumento do atendimento urbano de esgoto (de 96 para 100%); aumento do tratamento do esgoto coletado (de 93,7% para 97,3%); aumento da cobertura do serviço de coleta de resíduos (de 66,1% para 95,4%) e monitoramento de áreas de risco.

Critérios avaliados: idade média da frota de veículos, percentual de veículo de baixa emissão, quantidade de modais de transporte de massa, monitoramento de áreas de riscos, percentual de cobertura de resíduos plásticos recuperados, percentual de coleta de resíduos sólidos, recuperação de materiais recicláveis, percentual de tratamento de esgoto, percentual de atendimento urbano de esgoto, percentuais de perdas na distribuição de água, paralisação do abastecimento e percentual do atendimento urbano de água.

Ranking em meio ambiente na Bahia no conceito de Cidades Inteligentes

1. Vitória da Conquista
2. Porto Seguro
3. Juazeiro
4. Bom Jesus da Lapa
5. Lauro de Freitas
6. Feira de Santana

Mobilidade urbana

Feira de Santana não pontua entre as 100 cidades na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade. Salvador ocupa a 8ª posição e é destaque no Nordeste. Segundo a pesquisa a capital atinge o topo entre as cidades nordestinas com um mix de indicadores, desde a questão da conectividade (aeroviária e rodoviária) como também em relação a frota de veículos.

Ranking em mobilidade urbana e acessibilidade na Bahia no conceito de Cidades Inteligentes

1. Salvador
2. Lauro de Freitas
3. Porto Seguro
4. Tucano
5. Simões Filho
6. Santo Amaro
7. Camaçari
8. Candeias
9. Vitória da Conquista

Tecnologia e Inovação

Apenas Salvador pontuou entre as 100 cidades na categoria tecnologia e inovação, na qual ocupa o 28º lugar. O primeiro lugar no país é de São José dos Campos (SP) e no Nordeste é Recife. Os critérios analisados foram: patentes, percentual de banda larga de alta velocidade, fibra ótica, cobertura, 4,5G, percentual de empregos formais de nível superior, acesso à internet por habitantes, bolsas CNPQ, incubadoras, parques tecnológicos, percentual de empregos no setor de TIC (Tecnologia, informação e comunicação) e crescimento das empresas de tecnologia.

Saúde

Na Bahia, apenas Juazeiro pontuou na categoria saúde, ocupando o 67º lugar. Os indicadores são: quantidade de Leitos por habitantes, antes da pandemia, médicos por habitantes; cobertura equipe de Saúde da Família; Despesas com Saúde.

Educação

Nenhuma cidade da Bahia pontuou no recorte educação no conceito de Smart Cities. Os indicadores utilizados nesta categoria são: quantidade de Bolsas CNPQ, percentual de empregos formais de nível superior, vagas em universidades públicas, média do Enem, Ideb, taxa de abandono, média de aluno por turma e professores com ensino superior, além de média de hora-aula diária, número de computador por aluno, despesas com educação e percentual de empregos em educação e pesquisa.

Empreendedorismo

No conceito de cidades inteligentes, Salvador e Santo Estevão foram as únicas cidades baianas ranqueadas entre as 100 que pontuaram em empreendedorismo. Salvador ocupa a 23ª posição e Santo Estêvão a 45ª. Os critérios usados baseiam-se em crescimento das microempresas individuais, crescimento das empresas de economia criativa, incubadoras, crescimento das empresas de tecnologia, patentes e parques tecnológicos.

Governança

Na categoria Governança, Salvador aparece em 17º no ranking nacional e é a primeira no estado. Juazeiro em 44º, Vitória da Conquista em 55º lugar e Ilhéus na 93ª posição. O ranking considera despesa com segurança, educação, saúde e urbanismo; escala Brasil Transparente, conselho, escolaridade do prefeito, Índice Firjan, monitoramento de áreas de risco, lei de uso de ocupação do solo e destinos aeroviários.

1. Salvador
2. Juazeiro
3. Vitória da Conquista
4. Ilhéus

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020, estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi divulgado no último dia 9 em um evento virtual que contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking CSC está na 6ª edição e tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade