Teatro

'Domingo tem teatro online' estreia neste domingo (30)

Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre.

26/08/2020 às 10h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Domingo Tem Teatro anuncia a estreia da sua programação especial Online para esse domingo, dia 30 de agosto de 2020. A transmissão será feita pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro com a exibição do espetáculo “O Circo de Um Homem Só com uma plateia só” do premiado Diretor, ator, palhaço, dramaturgo e roteirista João Lima. O espetáculo reúne humor e versatilidade ao contar a história do palhaço Tiziu que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo, ele mesmo arma o circo e faz o apresentador, o mágico, o malabarista, a bandinha e tudo o que encanta no mundo circense, diversão garantida para toda a família.

O Domingo Tem Teatro, Projeto idealizado e produzido desde 2005 pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté é pioneiro no Estado da Bahia e originalmente fruto da ação cultural voltada ao teatro para a infância e juventude em Feira de Santana. Graças ao trabalho desenvolvido há mais de 15 anos foi construído uma forte relação e admiração tanto do público que hoje acompanha a sua programação quanto das gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura, que não só traz diversão como também auxilia na construção da sua consciência crítica.

Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. De lá para cá a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, dentro dos parâmetros e orientações de segurança e cuidados determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e em consonância com os decretos do Estado e do Município. A estreia do Domingo Tem Teatro Online é uma iniciativa pensada para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão de retorno das atividades presenciais nos teatros.

A notícia da estreia do Domingo Tem Teatro Online é recebida com alegria pelas crianças, pais e tutores, em especial os frequentadores assíduos do teatro em Feira de Santana que estão sentindo falta da tradicional rotina semanal que iniciava no sábado com os preparativos para o teatro no domingo, é o que comenta Miriam Kelly, mãe de Celina de 05 anos e do pequeno André de um ano e meio: “É como diz no livro O Pequeno Príncipe, "quando eu sei que você vai chegar às 4h desde às 03h eu já começo a me preparar, emocionalmente, psicologicamente", então no sábado a gente já se programava porque no domingo de manhã é dia de teatro, por isso estamos super ansiosos para esse retorno, inicialmente virtual, como há de ser, mas ansiosos ainda para que tudo isso passe e a gente possa inclusive dar uma abraço bem apertado e fofinho em Zete e Ricão”.

Essa é uma realidade de muitas famílias feirenses que foram desenvolvendo ao longo dos anos com as crianças a sua ligação com a cultura, através do Domingo Tem Teatro. E como nos diz a produtora cultural Elizete Destéffani-Motté, a volta do Domingo Tem é também uma forma de revitalizar as relações conquistadas ao longo dos anos e permitir que a cultura se mantenha firme na cidade onde nasceu o Domingo Tem Teatro. “A versão online nesse momento vem permitir a volta do Domingo Tem Teatro para o público de Feira de Santana e para as cidades vizinhas, afinal sempre foram as pessoas desse território os principais agentes fomentadores da cultura local, por isso esperamos carinhosamente com a participação de todos”, salienta Elizete.

Recentemente foi feito uma pesquisa com público, através da plataforma Formulários Google, com as seguintes perguntas: “Você acha uma boa ideia que as programações do Domingo Tem Teatro continuem através de plataformas virtuais (Durante este período de distanciamento social)?” e “Sua família teria interesse em assistir uma programação online do Domingo Tem Teatro?”.

Das 230 pessoas que responderam ao questionário, 97% disseram sim a ambas as perguntas, ou seja, 223 pessoas manifestaram sua vontade de assistir aos espetáculos do Domingo Tem Teatro de forma online. “Se projetarmos esse percentual para o público que é atendido costumeiramente todos os meses, este número de pessoas é muito maior, principalmente se levado em consideração que a pesquisa foi aplicada em apenas 05 dias”, conclui Elizete.

A estreia da edição especial online do Domingo Tem Teatro que começa no dia 30 de agosto e vai até o dia 27 de setembro, sempre aos domingos às 10h30h, transmitida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).

Serviço: Domingo tem teatro online

Quando: 30 de agosto de 2020 – ESTREIA

Horário: Às 10h30

Programação Gratuita – Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro

Espetáculo: “O Circo de Um Homem Só com Uma Plateia Só”

Grupo: Núcleo Circo Único – Salvador – BA

Classificação: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

Produção: Elizete Destéffani-Motté

Patrocínio: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Mais informações: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ [email protected] – Contato: Camila Dias 


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade