Beleza

Como cuidar da pele seca e irritada no inverno

A hidratação e o produto mais indicado devem ser escolhidos de forma individualizada e com base na recomendação de um médico dermatologista

25/08/2020 às 08h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Aquele friozinho gostoso de inverno, que dá para aproveitar debaixo das cobertas, é também um fator que deixa a pele mais seca e irritada. Durante a estação, por causa das temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco, nosso corpo perde sua umidade natural, deixando a barreira cutânea protetora fragilizada. A pele ressecada e com marcas de irritação é um problema agravado nos meses mais gelados, mas isso é algo que pode ser contornável.

Entre os conselhos clássicos dos dermatologistas para o inverno estão evitar banhos longos e quentes, aumentar a ingestão de líquidos e não usar buchas e esfoliantes em excesso. "Essas são atitudes que protegem nossa pele, mas é necessário pensarmos em sua recuperação quando agredida", explica a médica Dra. Daniela Pimentel (CRM 112165 SP), integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Para isso, podemos investir em um bom hidratante corporal, com as indicações propícias para cada tipo de pele."

A importância de manter a pele hidratada se dá pelo fato de o manto hidrolipídico – localizado na camada superficial do corpo e composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos – protegê-la de agressores externos. "Além de deixar a pele com aparência opaca e sensibilizada, o ressecamento contribui para o surgimento de vermelhidões e coceiras e para o envelhecimento precoce", comenta a Dra. Daniela Pimentel.

A hidratação depende das características de cada indivíduo, afirma a médica dermatologista. "É fundamental analisar caso a caso e dedicar cuidados específicos para cada região do nosso corpo", indica a Dra. Daniela. O tipo de creme ou loção escolhido e recomendado por um profissional especializado deve conter substâncias calmantes e hidratantes na sua composição, com o objetivo de repor a água perdida pela derme.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade