Feira de Santana

Chefe de educação ambiental alerta comunidade sobre aumento de número de cascavéis em distrito

Ele informou que esta situação está acontecendo porque os predadores naturais das cobras estão sendo mortos.

12/08/2020 às 15h46, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), através do Departamento de Educação Ambiental, chama atenção dos moradores do Distrito de Governador Durval Carneiro (Ipuaçu), para o aparecimento de um grande número da serpente cascavel em várias localidades. Segundo o chefe de educação ambiental da prefeitura, João Dias, o que está acontecendo é um desequilíbrio ambiental. Ele informou que esta situação está acontecendo porque os predadores naturais das cobras estão sendo mortos.

“A gente está muito preocupado com a situação porque tem aumentado muito, é muito alto o número de cascavéis que têm aparecido no distrito, especialmente na Fazenda Brava, na Fazenda Amarela, no Bom Jardim, no Mergulho e na Santa Luzia. Esse ano as cascavéis já vitimaram vários animais, bois, cavalos e animais menores. Gostaríamos de pedir as comunidades desse distrito que parassem de matar os animais que são predadores naturais das serpentes cascavéis. Há um desequilíbrio e percebemos que existe uma aplicação muito grande de veneno na zona rural. Não se sabe qual o motivo, mas a aplicação está bastante alta, inclusive no período de chuva e talvez tenha mexido com os animais, a gente ainda não sabe. Nós já procuramos a ADAB que é o órgão fiscalizador da aplicação desse produto e das receitas e eles vão fazer um trabalho no distrito”, disse.

João Dias relatou que os predadores naturais das serpentes são: teiú, furão, sariguê, serpente conhecida como papa-pinto, siriema, e as aves de rapina, como é o caso do gavião carcará e a coruja branca, conhecida como rasga mortalha. De acordo com ele, a coruja branca já está extinta no distrito. João Dias pediu que a população não mate esses animais para que o meio ambiente fique equilibrado e todos os seres possam conviver de forma harmoniosa.

“A ação predadora do homem provocou um desequilíbrio no distrito e as cobras estão tomando todos os lugares. Sabemos que já mataram bois e estamos preocupados com seres humanos, visto que a peçonha da serpente cascavel causa sérios problemas e é uma das mais letais do planeta, a da cascavel do Brasil é a mais peçonhenta que existe”, observou.

O chefe de educação ambiental, salientou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com a Secretaria Municipal de Comunicação estão realizando um trabalho de educomunicação com o apoio da imprensa, para que as pessoas possam se conscientizar sobre a situação. Segundo ele, depois que passar a pandemia da covid-19, será feito um trabalho educativo na comunidade do distrito para mostrar as pessoas a necessidade de manter o equilíbrio do meio ambiente.

“Hoje nós não temos nenhum motivo para matar os animais. No passado, as famílias alegavam que não tinham condições de se sustentar e hoje existem programas sociais, existem as leis federais, estaduais e municipais que protegem esses animais, o poder público não tem condições sozinho de fiscalizar. Por isso a gente pede a colaboração da sociedade nesse sentido. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade