Bahia

PRF recebe cadela K9 Ruth para auxiliar nas ações de combate à criminalidade no estado

Os cães de faro possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos, otimizando o trabalho de localização de drogas e armas de fogo.

11/08/2020 às 11h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) adquiriu uma nova cadela para atuar na Superintendência Regional na Bahia. A mais nova integrante do Grupo de Operações com Cães (GOC/BA) veio de um canil em Goiânia (GO), que é especializado na criação deste tipo de animal e permaneceu em treinamento por 2 meses no GOC (DF).

Foto: PRF

A cadela se chama Ruth, da raça Pastor Belga Malinois, que é uma das mais indicadas neste tipo de serviço de sinalização de ilícitos, pois assimilam com mais rapidez e eficiência os comandos dos treinadores, além de possuírem um olfato mais apurado. Ela chegou em agosto e já integra a equipe do GOC/BA, que sentiu a perda precoce do K9 Holmer, que em razão de uma enfermidade que comprometeu seu sistema de saúde, foi necessária sua aposentadoria com apenas 4 anos de idade .

Com a nova aquisição, o GOC passa a atuar com três K9 (Ruth, Fridel e Raia).

Os policiais rodoviários federais lotados no GOC, possuem formação em curso especializado da PRF para atuar com cães farejadores, e que pela natureza da atividade acabam criando um forte vínculo com o cão. O K9 atua como uma extensão do policial nas ações, uma verdadeira relação de confiança e parceria.

Cão Holmer

O K9 Holmer participou de diversas missões de combate ao crime na Bahia, entre elas integrou as equipes de policiamento e fiscalização durante o evento sul-americano da Copa América 2019, especialista no faro de armas e drogas, sempre se destacando pela disposição e pelo faro aguçado.

Em razão de uma enfermidade o cão passou por um longo período de tratamento e apresentou melhora significativa, porém não recuperou totalmente a vitalidade para o trabalho policial, sendo necessária sua aposentadoria.

Atualmente, ela encontra-se em uma ampla propriedade rural onde já residem 30 cães, todos vivendo em harmonia e bem tratados, no que tange à alimentação, a saúde, aos cuidados veterinários, mas, principalmente ao amor e atenção dos seus cuidadores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade