Astronomia

Astrofotógrafo amador registra passagem do cometa Neowise em Conceição do Coité

Um dos poucos cometas do século XXI que podem ser vistos a olho nu.

25/07/2020 às 08h00, Por Andrea Trindade

Andrea Trindade

O astrofotógrafo amador Alexsandro Mota, fundador do projeto de divulgação da Astronomia, Mistérios do Espaço, conseguiu registrar no município baiano de Conceição de Coité, a impressionante passagem do cometa Neowise. O registro foi feito na quinta-feira (23), mas desde a quarta-feira (22), o corpo celeste passa pelo céu de várias cidades brasileiras. Em algumas delas, como o caso de Coité, foi possível observá-lo a olho nu. Alexsandro enviou as fotos ao Acorda Cidade e disse que o registro foi feito em um intervalo de dois minutos.

Foto: Alexsandro Mota

“Oficialmente chamado de C/2020 F3 Neowise, esse cometa possui uma órbita muito longa e só voltará a ser visível daqui a 6.800 anos. Logo, eu não poderia deixar de fotografar esse momento histórico. A história por trás dessas duas fotos é muito legal. Em um intervalo de dois minutos de céu aberto, eu consegui registrar o objeto celeste. Depois disso, o céu nublou completamente. Busquei também contrastar com o mandacaru, que é uma planta símbolo do nordeste brasileiro", disse Alexandro que mantém a página de divulgação da astronômica no Twitter e no Facebook @mistériosdoespaço projeto criado há cerca de sete anos.

O Neowise, que foi descoberto pela Nasa no dia 27 de março desde ano e já passou por vários países, é, segundo a agência espacial, um dos poucos cometas do século XXI que podem ser vistos a olho nu. Quatrocentas vezes mais distante da Terra do que a Lua, ele é considerado um dos cometas mais brilhantes dos últimos sete anos,  o terceiro descoberto neste ano, e ó voltará a ser visível na Terra a olho nu novamente daqui a 6,8 mil anos .

O Neowise tem o mesmo nome do telescópio espacial da Nasa que o identificou.

Segundo o Glossário da Nasa, cometas são pequenos corpos compostos de gelo e rocha em várias órbitas sobre o sol.