Crônica

Homem de coragem

Mas quem foi João Batista? Por que tanta devoção a esse santo?

15/06/2020 às 10h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Neste dia 24 de junho celebramos São João Batista. Recebe homenagens com preces, benditos, queima de fogos, fogueiras, danças folclóricas. Uma devoção popular que é festejada com comidas típicas como: milho, canjica, amendoim, pipoca, pamonha e os deliciosos licores. Mas quem foi João Batista? Por que tanta devoção a esse santo?

É O EVANGELISTA Lucas que cita os nomes de seus pais: Zacarias e Isabel. Seu nascimento aconteceu por intervenção direta de Deus. Isabel era estéril e os dois já tinham idade avançada. Zacarias estava a serviço do templo. De repente, aparece-lhe o anjo Gabriel e lhe diz que ele e Isabel teriam um filho e lhe revela, também, o nome da criança. “Seu filho se chamará João”. (João significa: Deus é misericordioso).

JOÃO BATISTA foi um profeta especial. Deus o escolheu para ser o precursor de Cristo. Aquele que preparou os caminhos para a chegada de Jesus. Afirmava que ninguém podia considerar-se filho de Abraão sem praticar a justiça. Sua pregação abalou toda a Judéia; muitos – fariseus e doutores – o rejeitaram; outros o tinham como um possesso de demônio.

TRÊS CLASSES de pessoas vieram perguntar a João o que fazer para poderem receber o Batismo: O povo simples, os poderosos e os soldados. Ao povo simples, dizia: “Façam partilha, quem tem duas túnicas, dê uma. Aos poderosos e cobradores de impostos, dizia: “Parem de roubar”. Aos soldados, dizia: “Não façam violência”. Mantenham a ordem”!

JOÃO BATISTA foi um homem de coragem. Enfrentou Herodes e o recriminou por viver em adultério, dizendo-lhe abertamente: “Não te licito viver com a mulher do teu irmão”! Foi essa coragem que o levou à prisão e depois à morte. Sempre foi coerente e fiel no cumprimento de sua missão. Daí, o elogio público que Jesus fez falando dele: “Eu vos garanto que dentre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista”. (Mt 11,11).

NO FIM DE sua missão, referindo-se a Jesus, João Batista, disse: “Ele deve crescer e eu, diminuir” (Jo 3,30). Essas palavras nos fazem pensar! Todos nós, por mais distinta e elevada que seja a posição que ocupamos no mundo, somos apenas transitórios. Que bom seria se, na festa de São João Batista, além de comemorarmos com comidas, fogueiras e danças folclóricas nos lembrássemos de imitar também as virtudes desse grande santo.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade