Feira de Santana

Feirenses adotam animais abandonados e enfrentam a pandemia com mais esperança e amor

A maioria das pessoas está preferindo adotar animais adultos.

04/06/2020 às 12h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Ter um animalzinho em casa traz para muitas pessoas a oportunidade de ter companheirismo, amizade e afeto. A ciência já comprova os benefícios que os animais trazem para a população e isso pode ser visto na prática, principalmente de quem adota um animal que foi abandonado nas ruas e sofreu maus tratos.

Eles carregam em si uma carga energética muito grande, muitas vezes fruto de alguns traumas vividos, mas conseguem ressignificá-los em forma de amor e carinho junto aos seus donos.

Foto: Divulgação/APA

Neste período de pandemia em que a sociedade está praticando o distanciamento social e as relações pessoais precisaram adquirir uma nova configuração, ter um animal vai além do compromisso de cuidar de uma vida durante, 10, 15 anos ou mais. Ter um animal, mais do que nunca se tornou parte de um processo terapêutico, emocional, físico e social.

Em Feira de Santana embora ainda seja muito frequente a ocorrência de maus tratos e abandono de animais, neste cenário de coivd-19, há também uma boa notícia em relação ao número de adoções responsáveis de cães e gatos.

Esse comportamento é identificado na Associação Protetora dos Animais (APA) e segundo e presidente da instituição, Bianca Brito, várias pessoas tem procurado adotar os animais para enfrentar a quarentena com mais otimismo e leveza e ainda somando os benefícios de ter uma boa companhia em casa.

De acordo com ela, os índices de adoção aumentaram nos últimos meses, assim como o perfil dos adotantes. Antes eles buscavam por filhotes e após a pandemia, a maioria prefere adotar animais adultos.

Para adotar um animal na APA, o tutor passa por uma entrevista, preenche uma ficha de adoção e será acompanhado pelos voluntários da instituição. O contato pode ser feito através do instagram (@apafeiradesantana) e-mail ([email protected]) ou pelo site (www.apafsa.com.br)

Foto: Divulgação/APA

“A maioria das pessoas que está adotando animais neste período tem procurado pelos animais adultos. Querem companhia e animais dóceis e sociáveis. Há aqueles que preferem os filhotes e gostam de acompanhar todo o desenvolvimento do animal, desde a infância até a fase adulta”, afirmou.

Queda nas doações

Bianca explicou que a instituição foi afetada negativamente com a pandemia da covid-19, em relação a doação de recursos para a manutenção das despesas e também de ração, medicamentos e outros materiais para os animais. O distanciamento social fez com que as doações reduzissem bastante e a APA está realizando vaquinhas on-line, bazares e rifas para garantir a sua sustentabilidade.

A APA também desenvolve constantemente campanhas de conscientização sobre os cuidados e a posse responsável dos animais e de apresentação das ações realizadas para divulgar para a sociedade onde os recursos são aplicados.

Foto: Divulgação/APA

Quem tiver interesse em ajudar a APA ou adotar um animal pode entrar em contato pelos canais oficiais de comunicação.

Instragram: @apafeiradesantana

E-mail: [email protected]

Site: www.apafsa.com.br 

Vaquinha online

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade