Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Menu

Formandos dos cursos de enfermagem e farmácia da Uefs recebem diplomas através de drive thru

A entrega ocorreu nesta quinta-feira (21), no campus da instituição e a cerimônia de colação de grau ocorreu através de videoconferência no dia (19).
21/05/2020 12h51
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Rachel Pinto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) entregou através de drive thru, os diplomas dos formandos dos cursos de Farmácia e Enfermagem. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (21), no campus da instituição e a cerimônia de colação de grau ocorreu através de videoconferência na última terça-feira (19).

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A modalidade de drive thru foi uma alternativa encontrada pela instituição para que os alunos recebessem os certificados de conclusão de curso e que fosse mantido o distanciamento social por precaução ao contágio pelo coronavírus.

A formanda Lissandra Carolina se emocinou ao falar sobre receber o diploma em um momento tão delicado de pandemia, em que os profissionais de saúde são mais que essenciais no enfrentamento e estão na linha de frente do combate ao vírus.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Não foi da maneira que a gente esperou que era a presencial., mas, é uma felicidade enorme. Estou muito feliz com esse momento. Estou pronta para atuar na área de imediato, basta aparecer a oportunidade”, disse.

A jovem, que está se formando farmacêutica, afirmou ao Acorda Cidade que reconhece a importância e a responsabilidade da sua profissão e que há várias áreas de atuação neste contexto de pandemia.

“O farmacêutico tem um papel muito importante na sociedade, tanto na pesquisa, como na linha de frente ao coronavírus. Seja na farmácia de manipulação, na farmácia comunitária, também a nível hospitalar com a farmácia clínica. É de grande valia esse momento para todos os farmacêuticos. Gostaria de agradecer aos meus pais e a minha irmã que me deram muito apoio”, declarou.

A formanda Marília Santos de Souza também estava radiante com o diploma de enfermagem em mãos. Ela relatou que o momento foi muito marcante em sua vida.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Uma alegria, uma satisfação porque a gente sabe das batalhas e das lutas diárias para conquista do diploma e penso no momento em que estamos vivendo  agora que é de extrema importância de abraçar a enfermagem. Estamos tendo uma visibilidade muito grande e isso é importante para a gente poder discutir também outras coisas. Somos profissionais essenciais e importantes e queremos ser reconhecidos. Estou com o coração batendo muito forte e pronta para atuar na área”, frisou.

Marília contou ainda que a formatura foi um momento muito esperado por ela e por toda a sua família.

Também formanda em enfermagem, Amanda Magalhães, ex-participante do Programa The Voice Brasil, relatou em entrevista ao Acorda Cidade que assim como a música, a enfermagem é uma grande paixão em sua vida. Ela vibrou bastante pela conquista.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Estou muito feliz. Enfim enfermeira, mas vou seguir também com a parte do canto, vou continuar cantando , mas estou feliz, não foi como imaginei, mas estou muito feliz por ter conquistado esse diploma. Tinha programado a festa e infelizmente por conta da pandemia, tivemos que adiar. Espero que a nossa formatura aconteça quando tudo isso acabar. Estou em busca de oportunidades, enfrentei barreiras para ser vitoriosa nessa jornada. Sabemos os riscos desse momento de pandemia, mas espero que tudo dê certo para que possamos vencer a doença e não sejamos atingidos”, declarou.

A coordenadora do curso de enfermagem da Uefs, Maria Yaná Guimarães informou à reportagem do Acorda Cidade que foi um grande desafio para a instituição organizar a formatura. De acordo com ela, iniciativa inicialmente contempla os cursos de enfermagem e farmácia e depois abrangerá os demais cursos da Uefs.

“Estamos em um momento totalmente diferenciado e temos que ser protagonistas, temos que nos reinventar e para que os formandos tivessem acesso a carteira profissional realizamos esse momento. Esse momento de formatura também é a responsabilidade social, da Uefs em liberar esses profissionais que serão extremamente úteis e essenciais nesse momento de pandemia em que nós vivemos. São profissionais de excelência e que estão habilitados a entrar no mercado de trabalho, para exercer as atividades laborais que tanto a sociedade precisa. Muitos foram os desafios para poder organizar não só a solenidade via videoconferência, seguindo todo o protocolo em relação aos juramentos essenciais para a profissão e também e a entrega do diploma para esses formandos, pois, a partir de então, iremos encaminhar o nome deles para o Conselho de Enfermagem (Coren), para que eles tenham a carteira e estejam habilitados para trabalhar”, frisou.

Maria Yaná afirmou que gradativamente a Uefs realizará as formaturas de outros cursos e que a universidade continua de forma remota com suas atividades de pesquisa tanto na graduação, quanto na extensão.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também:

Uefs forma 49 novos profissionais de saúde nesta terça-feira (19)

UniFTC faz colação de grau drive thru para manter distanciamento social

Faculdade de Feira de Santana realiza formatura em sistema de drive-thru

Whatsapp
Google+

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Desenvolvido por Tacitus Tecnologia