Artigo

Por que Deus permite?

O silêncio de Deus nos incomoda, nos assusta. Ele permite as conseqüências das ações do próprio homem.

18/05/2020 às 10h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Por que Deus permite que tantas crianças morram de fome? Que haja tantas doenças incuráveis? Tantas crueldades? Por que Deus permite tanta violência, pandemias, corrupção, homicídios e suicídios? O silêncio de Deus nos incomoda, nos assusta. Ele permite as conseqüências das ações do próprio homem.

CERTA VEZ, indignado com o silêncio de Deus perante tanta injustiça, um homem entrou em uma igreja e, junto ao altar, pôs-se a gritar: Tanta maldade no mundo, e o Senhor não faz nada? Não reage à violência, à miséria, a tanto sofrimento de suas criaturas?”. Deus quebrou o silêncio e respondeu: “Eu já fiz”. “Como fez?” “Fez o quê?”, indagou o homem revoltado. “Fiz você”, disse Deus.

NÃO DEVEMOS esperar que Deus intervenha continuamente em nosso favor. Que faça milagres a cada minuto. Ele pede que confiemos em sua providência (Mt 6,25), mas a Divina Providência costuma agir através das criaturas e acontecimentos. Um provérbio afirma: “Deus ajuda quem madruga”.

PODEMOS esperar milagres de Deus, mas devemos utilizar os recursos ordinários para resolver nossos problemas, nossos medos, angústias e ansiedades. Ajuda-te que Deus te ajudará, afirma a sabedoria popular. Devemos rezar para uma boa colheita, mas também é nossa obrigação lavrar e cuidar bem da plantação. Podemos pedir a saúde a Deus, mas devemos cuidar da saúde, prevenindo doenças. Quantos alimentos e bebidas colocamos em nosso corpo que são verdadeiros venenos!

SE A HUMANIDADE não vai bem, se existem guerras, infanticídios, fome, doenças, pandemias, não podemos culpar Deus ou pedir que Ele mesmo resolva esses problemas. Deus nos deu inteligência e vontade para que resolvamos as dificuldades. É através de nós que Deus age. Muitas vezes perguntamos: Por que Deus permite? Esquecemos que nós mesmos causamos os males, pelas nossas irresponsabilidades, nossas más escolhas, e omissões.

AOS OLHOS da fé devemos ver a ação de Deus em tudo. Ele não manda tragédias e doenças, mas permite que aconteçam com um objetivo maior. A fé nos ensina que tudo concorre para o bem dos que crêem em Deus. “A força de Deus é esta: fazer resultar em bem tudo que nos acontece, mesmo as coisas ruins. Ele está presente em nossas enfermidades e sofrimentos porque, com Deus, a vida não morre jamais” (Papa Francisco).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade