Feira de Santana

Prefeito recebe 21 propostas sobre funcionamento do comércio e diz que dará resposta antes do dia 30

A reunião contou com a presença de representantes do comércio, indústrias e outros setores econômicos e discutiu a situação da pandemia de coronavírus na cidade e o funcionamento de serviços.

27/03/2020 às 16h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A decisão sobre a abertura ou não do comércio de Feira de Santana deve ser anunciada até a próxima segunda-feira (30). Após cerca de duas horas e meia de reunião na tarde desta sexta-feira (27), o prefeito Colbert Martins da Silva Filho informou que recebeu 21 propostas para reativação do comércio e serviços e que vai analisá-las.

“São 21 propostas e em razão disso vou analisar e vou me pronunciar até segunda-feira. Tem propostas de vários níveis e a reunião transcorreu com muito respeito, com a participação de todos os segmentos com sugestões adequadas. Não vou tomar a decisão sozinho e vou analisar todas as propostas. O objetivo de todo mundo é que a gente venha a ter um reaquecimento do comércio, fiz a ponderação de que temos que ter cuidados grandes com a saúde e agora vamos tentar equilibrar. Não vai ter mais encontro e agora a decisão é do prefeito”, afirmou ao Acorda Cidade.

A reunião contou com a presença de representantes do comércio, indústrias e outros setores econômicos e discutiu a situação da pandemia de coronavírus na cidade e o funcionamento de serviços.

Uma reunião no último dia 19 já havia definido o fechamento do comércio entre os dias 21 a 29 de março.

Propostas

 Comérciários – O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana (Secomfs), Antônio Cedraz, falou sobre as propostas apresentadas. Ele citou a que mais chamou sua atenção e propôs uma adequação.

“Teve uma proposta da abertura de 09h às 17h e a gente pode melhorar e abrir só um turno, das 08h às 12h. As lojas de peças também devem abrir, pois com elas fechadas trava toda a circulação de veículos. Tem muitas carretas paradas sem poder seguir viagem porque não encontram uma loja aberta para comprar peça. Acho que é um comércio que não tem esse volume de pessoas, mas que tem uma importância muito grande para distribuição de alimentos no país e para a população”.

O presidente do sindicato também sugeriu reduzir o horário de funcionamento dos supermercados. Segundo ele, o horário dos supermercados poderia ser até às 18h e criar um horário de 07 às 09h para pessoas que integram o grupo de risco, a exemplo de idosos e gestantes. Ele destacou ainda que não é favorável a abertura do comércio, mas que é importante se chegar a um consenso e equilíbrio das propostas.

“Se tiver que abrir, o vírus vai começar a circular, então um turno já poderia reduzir muitas pessoas na rua. Se tiver que abrir, que abra apenas um turno, de 08h às 12h. Mas acho que deve manter fechado principalmente essa semana que é a semana crucial onde os vírus que estão encubados vão começar a eclodir, então vai haver um pico muito grande. Essas duas semanas, se pudéssemos segurar, fazer mais um sacrifício, porque todos os comerciários que ganham por comissão, nessa altura estão sem saber o que fazem, o que vão ganhar no final do mês, mas temos que pensar na vida das pessoas”, destacou.  

Bares e restaurantes – O presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes Hotéis e similares, Getúlio Andrade, disse ao Acorda Cidade que o sindicato apresentou três propostas que podem ser seguidas pelos estabelecimentos do setor.

“Defendemos três pontos, O sindicato se colocou no sentido de estimular seus representados a utilizar metade do espaço físico, por exemplo, se um bar ou restaurante funciona com 50 mesas, passar a funcionar com 25 e aumentar o espaço entre uma mesa e outra. Esse foi um ponto que nós defendemos. Uma outra sugestão foi o reforço nas questões relacionadas a higiene, podemos estabelecidas que nestes espaços as pessoas encarregadas de fazer o atendimento ofereçam o álcool gel na entrada aos clientes ou os induzí-los a lavar as mãos. O terceiro ponto que ponderamos foi a questão dos elevados custos fixos das empresas. 95% delas são microempresas e os custos existem independente de as empresas estarem abertas ou não. Os custos fixos são preocupações de todos os proprietários. A gente aguarda a publicação da medida provisória do governo federal do Diário Oficial para vê de forma virá essa ajuda financeira, no sentido de que as empresas durante um período possam pagar os salários de seus funcionários com essa ajuda”, informou.

Recursos do governo federal

O prefeito Colbert Martins informou ainda que o município vai receber recursos federais. “O governador Rui Costa falou comigo hoje pela manhã que vai fazer um repasse de recursos federais no valor de um milhão e duzentos mil reais. Agora estou aguardando que o dinheiro chegue”.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade