Feira de Santana

Coronavírus: Colbert rebate secretário de saúde e declara que verba federal não é favor e tem que vir direto para Feira

Secretário disse que os municípios precisam seguir protocolos.

27/03/2020 às 13h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Atualizada às 16h

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, rebateu as declarações do secretário estadual de saúde Fábio Villas Boas, sobre o fato de que ele não estaria bem informado a respeito do repasse dos recursos federais para o combate ao coronavírus nos municípios. O secretário disse em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta sexta-feira (27), que Colbert talvez não tivesse informação de que o recurso de 30 milhões que já foi disponibilizado pelo governo federal repassado pelo estado para os municípios, e que primeiro é preciso que seja feito um relatório.

De acordo com o secretário, o prefeito de Feira declarou que a cidade não havia recebido verba nenhuma, "mas este entendimento seria equivocado, uma vez que para que os municípios recebam os recursos é necessário que sejam cumpridos protocolos".

Em resposta às declarações do secretário, Colbert declarou, também em entrevista ao Acorda Cidade na manhã de hoje (27), que reitera a afirmação de que o governo do estado não teria repassado nenhum centavo e que os recursos federais são direito dos municípios.

“Eu fico até feliz quando o secretário vem a Feira de Santana, nem que seja por telefone. Na última vez ele falou que não viria para a Micareta, mas é importante que ele venha porque ele é secretário de Saúde do Estado. Ele não é secretário de Salvador e então é bom que ele venha, nem que seja por telefone. Ele deveria está aqui, invés de ficar assistindo vídeo [de feirenses descumprindo o isolamento]: ‘Venha para cá secretário Fábio, como secretário você está muito distante dessa cidade, pode vir para cá’. Essa situação se deu a uma afirmativa que eu fiz e reitero porque o governo do estado da Bahia não tinha repassado nenhum centavo para Feira de Santana e não repassou mesmo e o Governo Federal, até hoje não repassou nenhum centavo, a parte do recurso do estado. Eu nem discuto, é uma questão do estado, mas eu estou falando também do recurso do governo federal, esse aí sim, nós temos direito, não é pedir não, é direito, mais ou menos uma semana atrás, o governo mandou 31 milhões de reais para a Bahia, não é para o governo, é para o estado como um todo e esse recurso foi aplicado todinho pelo governo do estado. Que eu saiba, não veio nada para Feira de Santana e nem para outros municípios. O governo federal colocou mais 44 milhões. Houve uma reunião ontem da comissão com a decisão de se fazer o repasse de R$ 2,00 por habitante para os municípios e três reais por habitante do estado. Liguei para o Ministro Mandetta ontem a noite, avisei dessa circunstância e pedi que seja feito o repasse fundo a fundo. Todo o repasse que a prefeitura de Feira de Santana recebe é fundo a fundo, que vem de Brasília direto para cá, o que eu propus ao Ministro é que desta mesma forma o repasse fosse feito, que seja direto. Estou entendendo que esse recurso virá para Feira de Santana com uma ação nossa”, enfatizou.

Colbert declarou que está muito bem informado sobre o que se passa em Feira de Santana e sabe o que está fazendo. Segundo ele, Feira está trabalhando muito bem no combate ao coronavírus, covid-19. Ele comentou que respeita o secretário Fábio Villas Boas como colega, como profissional médico, mas acha que ele está tomando posturas que não são mais adequadas, principalmente sobre a divisão dos recursos.

“Essa divisão de recursos eu conheço, sei fazer, sei trabalhar sobre esses assuntos. O respeito aqui é muito grande, a relação é muito respeitosa entre todos os órgãos do estado, mas subordinação ao governo do estado não. Ao contrário, sei o que faço, tenho o meu nariz e sei onde boto a minha mão. É preciso o entendimento que esse tipo de recurso não é só favor não, é recurso federal e se é federal, deve vir diretamente”, pontuou.

Recursos do Estado

O prefeito explicou que as verbas da saúde do governo do estado são repassadas diretamente para os setores do estado e unidades como o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Estadual da Criança (HEC) e chegam através de emendas parlamentares. Esses recursos estaduais são também coordenados pelo governo do estado e ele frisou que são muito bem recebidos quando chegam à Feira de Santana.

“O que o Governo do Estado quiser repassar para Feira de Santana será muito bem recebido e prestado contas também. Não há nenhuma dificuldade com relação a isso não”, afirmou o prefeito ao Acorda Cidade.

Ações do estado relacionadas ao coronavírus

Colbert considerou adequadas as ações desenvolvidas pelo estado no município de Feira de Santana voltadas para o combate ao coronavírus, assim como ações de saúde que contemplam outros segmentos.

“Há o reforço de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), no Hospital Estadual da Criança (HEC). São ações adequadas, assim como a questão da vacinação no presídio regional e com os menores infratores.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade