Polícia

Polícia Civil adota estratégias para prevenção do coronavírus e ocorrências podem ser feitas online

Roberto Leal explicou que as pessoas podem utilizar a delegacia digital para registrar algumas ocorrências, através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) www.ssp.ba.gov.br .

24/03/2020 às 09h43, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Como forma de somar esforços para a prevenção do coronavírus, a Polícia Civil também está adotando estratégias para combater a doença e diminuir a exposição de servidores e também de cidadãos. O coordenador regional de polícia, o delegado Roberto Leal, informou que algumas atividades de atendimento presencial foram reduzidas e adiadas, a exemplo de oitivas. Para situações de urgência o atendimento permanece normal, e foi convocado um maior efetivo de servidores. Ele disse que esse efetivo terá um maior período de descanso, com o intuito de diminuir a exposição ao vírus.

Roberto Leal explicou que as pessoas podem utilizar a delegacia digital para registrar algumas ocorrências, através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) www.ssp.ba.gov.br e pediu para que as pessoas sigam as orientações do isolamento social do governo e mantenham-se em casa. Só compareçam presencialmente à delegacia se for caso de grande necessidade e urgência.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade (Arquivo)

“Algumas ocorrência simples como furtos, extravios de documentos podem ser feitos online. Temos ciência de que estão tentando alterar a plataforma para que outros crimes também possam ser registrados. Nos demais, havendo a necessidade de urgência, pode comparecer a unidade de delegacia. Mas, em casos em que posteriormente pode registrar, não tem problema nenhum. Nos casos de urgência estamos com a equipe pronta para atendimento, mas se possível, fiquem em casa, deixem para fazer as coisas depois que passar essa quarentena passar. A gente precisa passar por esse período para que a gente evite o que está acontecendo em outros países, as notícias estão chegando, países como a Itália, Espanha enfrentam uma situação grave de saúde e todos esses esforços que estão sendo feitos aqui pelos governadores, também pelos prefeitos, são justamente nessa intenção, que a gente consiga aqui evitar a disseminação desse vírus para que a gente consiga passar por esse período mais breve possível”, frisou.

O delegado relatou que as audiências de custódia foram suspensas por determinação do Tribunal de Justiça. Os flagrante são feitos, lavrados e encaminhados a justiça. Os juízes estão decidindo a permanência ou não dos presos. No momento que é decretada a prisão preventiva, automaticamente é autorizada a transferência para o presidio de Feira de Santana.

“Assim estamos fazendo. Os flagrantes são comunicados e após a decisão judicial, a gente considera a liberdade ou são conduzidos ao presídio de Feira de Santana. Está havendo uma demora em relação a isso, alguns juízes demoram muito em decidir o que atrapalha nossas atividades aqui. Mas, estamos na medida do possível construindo juntamente com o capitão Allan, diretor do presídio a melhor dinâmica para que a gente possa encaminhar esses presos para o Conjunto Penal de Feira de Santana”, explicou.

Preso que passou mal na última sexta-feira (20)

Sobre a situação de um preso que passou mal na delegacia e foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Roberto Leal esclareceu que o atendimento nada teve a ver com suspeita de coronavírus. Foi um atendimento corriqueiro, como acontece como qualquer preso que passe mal. De acordo com ele, a Polícia Civil está atenta para evitar contaminação.

“Todos os cuidados estão sendo tomados. O preso foi levado, fez o atendimento e a gente aguarda aqui, porque ainda não teve nenhum caso de notificação de Covid-19 aqui no Complexo Policial de Feira de Santana”, concluiu.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade