Feira de Santana

Morador aprova iluminação de LED no bairro Rua Nova: 'Será bom para fazer ensaios'

Na segunda-feira (17) os serviços serão realizado nas ruas Professor Germiniano Costa, Edelvira de Oliveira, Intendente Abdon e Carlos Valadares.

16/02/2020 às 11h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

A Rua Nova é o primeiro bairro de Feira de Santana a receber iluminação de LED. A inauguração ocorreu, na manhã de sábado (15), e à noite o Acorda Cidade esteve no local para ver como ficou. O prefeito Colbert Martins Filho e o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, estavam presentes.

As ruas contempladas foram: 18 do Forte, Augusto dos Anjos, Tomé de Souza, Juvêncio Erudilho, Itororó, além das praças Cícero Carneiro (Praça Dona Pomba), Fraternidade e a praça da feirinha. Estão sendo instaladas lâmpadas de 115 watts.

Morador da Rua Nova há 44 anos, José Pereira é percussionista e aprovou a iluminação nova. Ele disse que os ficará muito melhor para os grupos de percussão realizarem seus ensaios.

“A iluminação era cor de abóbora, meio apagada e gostei muito dessa mudança porque além da segurança e da economia que ela proporciona, ela dará mais inspiração aos ensaios da gente. Sou percussionista, fabrico instrumento e dou aula de percussão aqui na praça. Vários grupos de percussão se apresentam aqui e acredito que com essa iluminação ficará melhor. Aqui é conhecido como o celeiro dos músicos”, contou.

O prefeito Colbert Martins Filho disse ao Acorda Cidade que todo o município será contemplado com a troca de iluminação, que está sendo feita por etapas. Nesta primeira fase serão trocadas oito mil lâmpadas das principia ruas, avenidas e bairros de Feira de Santana.

“Aqui na Rua Nova o Investimento foi em torno de 45 mil reais e o total, com as demais ruas a serem contempladas nesta primeira etapa, será de 6 a 7 milhões de reais porque ainda estamos vendo o que precisa ser feito. São luminárias de Led com garantia de dez anos, são mais fortes, mais potentes e dão mais segurança e gastam 40% menos energia que as anteriores”, garantiu.

Colbert informou que que na próxima etapa será feita uma licitação para realizar a troca das demais vias da cidade, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Caixa Econômica Federal.

“É um passo tecnológico que Feira de Santana dá trazendo o que há de mais novo em iluminação. Não vamos fazer tudo agora porque não temos recursos para tanto, mas hoje a gente começa aqui e depois na Queimadinha. Vou fazer logo em seguida a licitação para trocar a iluminação do município todo. Vai ser tanto aqui na zona urbana quanto na zona rural. Todos têm os mesmos direitos. Essa primeira etapa estamos fazendo aqui em lembrança ao meu pai que sempre gostou da Rua Nova e também por questões de segurança” afirmou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o secretário Justiniano França, há em toda a cidade 66 mil pontos de iluminação e após a licitação cada bairro será contemplado aos poucos, sendo que as principais vias estão entre as primeiras a receberem a troca. O prazo é de dois anos para atingir o município inteiro. Já o prazo para a troca das oito mil lâmpadas nesta primeira etapa deve seguir até o mês de maio.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário disse também que a escolha do bairro Rua Nova para ser o primeiro bairro foi simbólica.

“Vejo como uma questão histórica, uma simbologia muito grande estarmos aqui. Primeiro porque a Rua Nova é o berço da cultura feirense, depois porque começa em uma praça que tem o nome de Dona Pomba, e aqui passando por algumas ruas, conversando com algumas pessoas, eu ouvi algumas delas dizendo que o povo daqui gostava muito, amava o prefeito Colbert Pai. Ouvi hoje o quanto isso foi importante para o prefeito Colbert para dar início aqui a essa troca de lâmpadas, que vai chegar a todas as ruas da cidade”, declarou.

Os próximos serviços serão realizado nas ruas Professor Germiniano Costa, Edelvira de Oliveira, Intendente Abdon e Carlos Valadares.

Com informações do repórter Ed santos do Acorda Cidade
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade