Feira de Santana

Dia D: vacina é a forma mais segura e eficaz contra o sarampo

O público alvo são pessoas de cinco a 19 anos.

15/02/2020 às 17h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Todas as 115 unidades básicas de saúde e de saúde da família de Feira de Santana funcionaram neste sábado (15) oferecendo a vacinação contra o sarampo. De acordo com Simone Neves, que é referência técnica do programa de imunização, a campanha se iniciou dia 10, sendo este sábado foi o dia D. O público alvo são pessoas de cinco a 19 anos.

Simone Neves lembra que o sarampo é uma doença viral e apresenta sintomas similares de outras viroses. “Vem acompanhado de febre, tosse, irritação nos olhos, pode aparecer nariz escorrendo, mal estar intenso e após três ou cinco dias é que aparecem as manchas vermelhas que são características do sarampo”, informou.

Ela destaca que a vacina é a forma mais segura e eficaz contra o sarampo. “O sarampo nos preocupa devido a sua alta capacidade de ser transmitido e para chegar a morte o sarampo passa por algumas etapas. Pode evoluir pra uma pneumonia, uma encefalopatia e nos casos mais graves pode acontecer a morte. As pessoas que apresentam os sintomas devem procurar uma unidade de saúde para poder ter o tratamento adequado”.

Segundo Simone, a vacina do sarampo nunca saiu do calendário e a campanha tem o intuito de sensibilizar as pessoas. “Então é importante que depois da campanha as pessoas continuem procurando os postos de vacinação. A vacina é conta indicada para gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com a imunidade prejudicada não podem tomar ou tem que ter uma avaliação médica”, frisou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade