Educação

Número de trabalhadores com ensino superior é maior do que oferta de vagas

Cerca de 4 milhões de pessoas estão ocupando funções inferiores.

12/12/2019 às 14h42, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

Aproximadamente 4 milhões de brasileiros com Ensino Superior completo não estão ocupando funções pertinentes à sua graduação, isso significa que essas pessoas estão em vagas com menor exigência na qualificação ou desempregadas. A taxa de desemprego chega a 6% entre a população com nível superior.
Essas informações foram analisadas por meio da consultoria iDados, com base no levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Ainda segundo o estudo, atualmente, o Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade para 14,5 milhões de ocupações com exigência de curso de Ensino Superior.

Esse fato começou a ocorrer nos primeiros meses de 2014, quando houve a fase inicial da crise econômica no Brasil.

Apesar do cenário esboçar uma realidade negativa, cursar uma faculdade ainda traz vantagens e torna o graduado mais competitivo no mercado no mercado de trabalho. No país, a taxa de desemprego é de 6% entre a população que tem ensino superior completo, mas ela sobe para 14% no grupo que cursou apenas até o Ensino Médio.

Nesse caso, pensando em investir na educação, é possível contar com o apoio de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferta bolsas de até 70% para quem quer iniciar uma graduação em qualquer instituição parceira do país. O processo é bastante simples. Basta acessar o site do programa e conferir as oportunidades disponíveis.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade