Agenda Cultural

Em evento gratuito, Filarmônica 25 de Março faz homenagem a João Martins da Silva

João ficou conhecido em todo o estado e é lembrado por muitos, não apenas por sua grande atividade comercial, mas também pela sua disposição em ajudar o próximo.

25/11/2019 às 06h58, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

No próximo dia 29 de novembro, a Sociedade Filarmônica 25 de Março vai homenagear o ex-vereador de Feira de Santana, João Martins da Silva. A iniciativa faz parte do projeto Música no Casarão, uma promoção de concertos da Filarmônica em tributo a personalidades feirenses que também passaram pela instituição.

O evento, que é gratuito, acontece no Casarão Fróes da Motta, que fica na rua General Câmara, às 19h30min. O Casarão é um dos cartões postais da Princesa do Sertão e rico patrimônio arquitetônico da cidade.

Na temporada 2019, o projeto está sendo dividido em quatro edições. Na oportunidade, serão interpretadas obras de compositores locais que fazem parte do acervo da Filarmônica. Nas duas últimas edições a instituição homenageou João Marinho Falcão e Joselito Amorim. As próximas apresentações ocorrerão nos dias 29 de novembro e 13 dezembro.

O evento conta com um repertório diversificado, trazendo desde os clássicos dobrados, marchas, valsas e fantasias do acervo compostos pelos mestres Estevam Moura, Tertuliano Santos, Amando Nobre até grandes sucessos da música popular brasileira.

O projeto Música no Casarão é realizado pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, conta com o patrocínio do Procultura (Prefeitura Municipal de Feira de Santana), da empresa São João e com o apoio da Fundação Senhor dos Passos.

João Martins da Silva – “Se havia alguém que adorava a sua terra, era João Martins. Para ele, Feira tinha uma representação enorme”. Esta é uma das lembranças que guarda Davi Martins, um dos seis filhos de João Martins da Silva.

Filho de Quintiliano Martins da Silva e Edwigens Tavares da Silva, João Martins nasceu em 20 de outubro de 1890 e viveu até os 84 anos. Ele foi vereador de Feira de Santana, um dos presidentes da Filarmônica 25 de Março e seu sócio benemérito. Em sua homenagem, uma rua da cidade e o grande Parque de Exposições que fica BR 324, entrada de Feira, leva seu nome, pois foi uma doação sua ao município. Na noite de sua homenagem, será tocada uma marcha composta para sua mãe.

João ficou conhecido em todo o estado e é lembrado por muitos, não apenas por sua grande atividade comercial, mas também pela sua disposição em ajudar o próximo.

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade