Variedades

Três erros na hora de escrever um livro

Para você que sonha em se tornar um escritor (a) reconhecido (a), fique de olho nessas dicas para acertar na hora de escrever e se torna um autor (a) de sucesso.

14/10/2019 às 09h49, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Sentar em frente à tela branca do word muitas vezes pode parecer desesperador para algumas pessoas, que não costumam ter familiaridade com a escrita, mas que mesmo assim sonham se tornar autores renomados. O sucesso de grandes escritores não está relacionado com um tipo de 'dom', mas sim com um entendimento profundo do tema, conhecimento das características dos leitores para os quais o livro será escrito, disciplina, planejamento, um pouco de criatividade e paixão por esse universo editorial.

Além de um legado para as próximas gerações, lançar um livro também pode funcionar como um alavancador da carreira e dos negócios de seu autor, a realização do sonho de registrar memórias, experiências e aprendizados e uma forma de compartilhar suas experiências e expertise sobre algum tema.

De acordo com Eduardo Villela, existem vários mitos que cercam a vida de um escritor principiante e muito deles prejudicam seu desempenho. "Várias pessoas acham que para escrever um livro é preciso ter talento, inspiração e criatividade fora do comum, mas isso é bobagem. Para escrever uma obra, é fundamental se perguntar: Quais são os sonhos, as dúvidas, as angústias e os medos de seus leitores? Quais desafios e mudanças ele estão vivendo no dia a dia?", pondera o Book Advisor, que por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de suas obras.

Eduardo Villela que atua como Book Advisor, aponta três erros na hora da escrita. Confira:

Procrastinação

Adiar os afazeres é um dos principais erros dos novos autores, prolongar uma tarefa causa frustração e gera perda de produtividade. "O ideal é todo dia você separar um momento, de preferência no mesmo horário, para se concentrar e fazer um pouco de cada vez, assim você começa a organizar as ideias e a construir seu livro. Se você não dispõe de 1 hora por dia para trabalhar em seu livro, 15 ou 30 minutos diários já ", argumenta Eduardo.

Além disso, para escrever um livro bem feito é necessário investir tempo em um planejamento completo e por etapas. "Três a quatro semanas é o tempo suficiente para um bom planejamento do projeto. Durante o processo, converso muito com o autor e fazemos uma análise da relevância do tema, definimos e estudamos o público-alvo, avaliamos o que já existe no mercado sobre o assunto, verificamos se esta temática é uma tendência, criamos um roteiro detalhado de capítulos, pensamos no número de páginas, montamos um cronograma de escrita, entre outros vários detalhes", esclarece o Book Advisor.

Ter pouca experiência

Escrever sobre assuntos que você tem domínio é a chave para o sucesso. Pois, quanto mais argumentos forem introduzidos e trabalhados dentro de um assunto específico, você consegue criar mai vínculo com o seu público-alvo. "Para escrever seu livro, é fundamental que você como autor, conheça muito bem o tema escolhido (tanto na prática como na teoria), quem serão os seus leitores e suas necessidades, ou seja, por quais razões eles se interessarão pelo seu livro", alerta Villela.

É comum pessoas que desejam escrever um livro desistirem do sonho por não dominarem o português e terem dificuldades e pouca experiência com a escrita. "Se a pessoa conhece bem o assunto que deseja abordar e o público-alvo de leitores, ela pode contar com a ajuda de um redator para realizar a parte escrita. Este profissional produzirá os textos dos capítulos por meio de entrevistas feitas com o autor sobre o conteúdo de cada um deles. O redator atua como um escriba: ele transforma a fala do autor em texto. Porém, para o trabalho com o redator funcionar bem, o autor deve previamente fazer um roteiro detalhado de capítulos, o qual servirá de base para as entrevistas. A construção deste roteiro deve ser feita em conjunto com o Book Advisor e é recomendável que ele coordene o trabalho do autor com o redator", destaca Villela.

Escrever sem cronograma

Ter prazos é fundamental. "Por exemplo: Uma pessoa que está trabalhando em seu primeiro livro levará em média 2 a 3 horas para escrever 1 página. Se ela pretende produzir 200 páginas, investirá 400 a 600 horas de trabalho. Ela deve fazer uma reflexão de quantas horas pode separar para dedicar ao seu livro semanalmente e em seguida distribuir esse tempo de preferência diariamente. Assim, ela poderá criar um cronograma personalizado e saber o tempo que vai levar para fazer seu livro.

Ajuda bastante sempre anotar na véspera ou logo cedinho no próprio dia de trabalho quais tarefas de construção do livro a pessoa fará em sua próxima sentada: pesquisar alguma informação, redigir um número mínimo de palavras, entrevistar alguém para um determinado capítulo e etc. Anotar as tarefas a fazer por dia em uma agenda, é fundamental para uma boa organização e para não se esquecer o que precisa ser realizado. Outro ponto importante é manter o foco: desligue seu celular, trabalhe um ambiente tranquilo e blindado a interrupções para que você fique bem focado e, assim, seja produtivo.", conta o Book Advisor.

Não existe falta de tempo para escrever um livro. Existe, sim, falta de planejamento. Segundo o Book Advisor, uma organização eficaz da rotina de escrita do autor e um cronograma detalhado tornam o processo de escrita bem mais simples. "Um Book Advisor experiente está preparado para orientar o autor a encontrar a dinâmica de trabalho que funcione bem para sua realidade de tempo.", finaliza Villela.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade