Saúde

Zero desperdício: veja sete alimentos que você deve comer com casca

As cascas podem conter vitaminas, minerais e fibras

07/10/2019 às 10h05, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O consumo de alguns alimentos com casca é uma ótima de forma de conseguir aproveitar todos os nutrientes e ainda evita o desperdício. As cascas podem conter vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Para te ajudar a entender quais alimentos consumir com casca e os benefícios, os profissionais da Taeq prepararam uma lista. Confira:

1- Cenoura: quando consumida com casca é uma fonte de betacaroteno, um antioxidante que pode ser convertido em vitamina A e que combate a atuação dos radicais livres.

2- Kiwi: a casca da fruta possui três vezes mais antioxidantes que a polpa. Na hora de preparar sucos ou saladas de frutas vale manter a casca do kiwi.

3- Batata: a casca da batata é fonte de fibras e minerais – fósforo, potássio e zinco – fundamentais para saúde. A batata é um alimento super versátil, que você pode comer cozida, grelhada, frita, ensopada, entre outras. Os benefícios de consumir com casca vale para todos os tipos de batatas: inglesa, doce, baroa, yacon, etc.

4- Maçã: a casca da fruta é uma fonte de fibras e antioxidades. Lembre-se de manter a casca quando comer in natura ou adicionar em receitas (bolos, geleias, doces, etc).

5-Abobrinha: a casca da abobrinha tem uma concentração grande de fibras e vitaminas. Você pode preparar pastas, molhos, risotos, massas ou até a abobrinha assada ou frita na airfryer.

6- Tomate: na hora de cozinhar, algumas pessoas têm o costume de tirar as sementes e a casca do tomate. Mas, o ideal é manter a casca e as sementes. A casca do tomate é uma das principais fontes de licopeno – antioxidante conhecido por auxiliar na prevenção do câncer (em especial, o de próstata). Além disso, é na casca que se concentram as fibras do alimento, e esse nutriente é importante para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

7- Berinjela: a casca de berinjela é rica em vitaminas A, C do complexo B e em minerais, como cálcio, potássio e zinco, além de possuir o antioxidante antocianina (ótimo para combater os radicais livres). Os especialistas da Taeq alertaram que só pode consumir berinjela com casca cozida, pois crua ela pode ser tóxica para o organismo, por possuir a substância solanina (um tipo de toxina natural do fruto).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade