Beleza

Dermatologistas explicam como funciona o preenchimento de olheiras

As novas possibilidades da dermatologia e da medicina estética trazem resultados satisfatórios, mas o procedimento não funciona em todos os casos

02/10/2019 às 15h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Boa parte das pessoas adultas já se preocupou com olheiras pelo menos uma vez na vida. Provocadas por horas de sono insuficientes, reações alérgicas ou frutos de condições genéticas e até alta exposição ao Sol, as manchas e sulcos ao redor dos olhos geram incômodos que têm levado cada vez mais pessoas à clínicas e consultórios dermatológicos e estéticos em busca de preenchimento de olheiras e outras formas de tratamento.

A boa notícia é que grande parte dos casos são possíveis de serem resolvidos.

Procedimentos estéticos e dermatológicos, como peelings, microagulhamentos e preenchimentos têm sido procurados por pessoas – sobretudo mulheres – cansadas de recorrer à maquiagem para disfarçar a incômoda condição.

Porque as pessoas têm olheiras?
Olheiras podem ser causadas por diversos motivos, desde fatores genéticos à questões adquiridas ao longo da vida. É o que explica a dermatologista Juliana Jordão.

Para especialistas, existem quatro classificações para as manchas, sulcos e bolsas sob os olhos: as pigmentares, as vasculares, as profundas e as sanguíneas.

Olheiras pigmentares são causadas pelo acúmulo de melanina na região dos olhos. Este tipo de olheira é mais comum em pessoas de pele negra, e pode ser agravado pela exposição à luz solar sem proteção adequada.

Olheiras vasculares estão normalmente associadas à horas de sono insuficientes, stress ou a distúrbios no sistema circulatórios que levam ao acúmulo de líquidos.

As sanguíneas podem estar associadas a desidratação e a quadros de rinite alérgica.

As olheiras profundas são causadas por fatores genéticos que levam à formação de sulcos sob os olhos.

Relacionada à constituição óssea do rosto, esta última forma pode ser tratada por meio do procedimento estético chamado de preenchimento olheiras.

Desta forma, o tratamento depende de cada caso. Segundo a especialista Caroline Cilião “os casos e tipos de olheiras devem ser tratados individualmente”.

Como e quando preencher as olheiras?
Procedimento simples, o preenchimento é também a forma mais satisfatória de lidar com as olheiras profundas.

Segundo a especialista Luciana Leonel Pepino, uma das maneiras de realizar o procedimento é aplicando ácido hialurônico no sulco nasojugal, a região entre a pálpebra e a maçã do rosto. Ele é produzido naturalmente pelo corpo e confere elasticidade e hidratação à pele.

Ainda de acordo com a especialista, “o procedimento é simples e pode ser feito na clínica ou até mesmo em consultório”.

Após realizar assepsia e aplicar anestesia local, o médico responsável irá injetar o ácido hialurônico na região afetada, massageando em seguida de forma a facilitar a acomodação da substância. A melhora da hidratação da pele devido ao potencial do ácido hialurônico suaviza as olheiras.

Segundo especialistas, o preenchimento feito com a substância proporciona uma espécie de amortecimento que ajuda na reparação dos tecidos, preservando a ação da elastina e do colágeno na pele.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade