Artigo

Ler é um prazer

É um evento para todos.

23/09/2019 às 08h32, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Nesta semana, acontece, na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana, a Feira do Livro. Pretende destacar a importância da leitura, popularizar o livro, escritores e artistas, fomentar a formação de leitores e oportunizar uma visão mais crítica da sociedade. É um evento para todos.

A FEIRA do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana – FLIFS – nasceu da necessidade de despertar dirigentes de instâncias públicas, privadas e filantrópicas para a importância de implementar políticas públicas do livro e da leitura na sociedade, e assim possibilitar o acesso de pessoas das diversas esferas sociais ao universo da leitura e das realizações culturais.

O GRANDE perigo, hoje, é ver crianças, adolescentes e jovens “seqüestrados” intelectualmente pela internet. Por isso, é difícil formar leitores porque é mais fácil ficar navegando nas redes sociais. Os defensores da informática dizem que o verdadeiro analfabeto é o desconectado. Em parte isso é real. Mas, é bom lembrar que a verdadeira cultura ainda depende dos livros. Todos temos um papel muito importante na formação do hábito da leitura. Ler é fundamental para conhecer o mundo da cultura e saber escrever.

É PRECISO ler sempre. Se queremos que os filhos leiam, os pais tenham o hábito da leitura. Se queremos que os alunos leiam, os professores demonstrem conhecimentos novos e críticos a partir da leitura. Portanto, a leitura não é uma obrigação impositiva dos pais para os filhos e dos professores para os alunos. É um incentivo prazeroso, uma busca contínua, uma conquista permanente. Ler deve ser é um prazer.

PARA justificar a importância da leitura veja o que afirmam algumas personalidades: “Mostre-me uma família de leitores e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo” (Napoleão Bonaparte (1769-1821). “Ler é crescer, acreditar e modificar. Leia mais para ser mais” (Huberto Rohden (1893-1981). “Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros. Sem livros e leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever” (Bill Gates o criador da Microsoft). “Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato (1882-1948).

NESTA semana, milhares de livros estão disponíveis na Feira do Livro, oferecendo maravilhosos tesouros. Assim como vamos às feiras de frutas e hortaliças, busquemos, na Praça Padre Ovídio, sacolas e cestos de livros. “Bendito aquele que semeia livros, à mão cheia e manda o povo pensar” (Castro Alves).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade