Beleza

Biomédica esclarece quais os riscos e vantagens da harmonização facial sem cirurgia

O cuidado com a escolha do profissional que irá fazer esse tratamento é de fundamental importância.

04/09/2019 às 08h55, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A busca pela beleza sempre esteve presente na vida de homens e mulheres. Aliado a esse desejo, também se somam os receios acerca dos riscos e cuidados com a realização de procedimentos muitas vezes invasivos. Uma das técnicas mais procuradas ultimamente, inclusive já feitas por artistas como Gretchen, Joelma, Débora Seco, Leandro Hassum e outros, é a harmonização facial, conjunto de procedimentos que vem chamando a atenção de homens e mulheres de diversas idades que buscam a jovialidade e saúde que perdem com o passar dos anos. Por ser um procedimento não cirúrgico e injetável, será que a harmonização traz algum risco?

Segundo a biomédica Tayla Silva Santos, quando o assunto é estética, a harmonização facial representa um dos caminhos mais seguros, eficazes e bastante procurado no momento para esse objetivo. Ela explica que trata-se, na verdade, de um conjunto de métodos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, aprimorando os traços e tratando ou prevenindo o envelhecimento facial, o qual se caracteriza principalmente pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gorduras. O tratamento associa a aplicação de toxina botulínica, de fios de sustentação e de preenchedores (preenchimentos com ácido hialurônico), além do tratamento com bioestimuladores visando repor aquilo que o tempo e a idade acabam fazendo com que o indivíduo perca, ou seja, gordura, estrutura óssea e músculos. Outros processos da harmonização facial estão redução de linhas de expressão e rugas com a toxina botulínica, já citada pela biomédica.

Tayla Santos salienta que essa técnica tem tido uma grande adesão tanto entre mulheres como também entre os homens. O mais interessante, segundo ela, é que procedimentos como redução ou aumento ou levantamento do nariz, por exemplo, está na lista desse conjunto de técnicas que harmonizam o rosto, para os que se interessam. A rinomodelação é um procedimento que utiliza o acido hialurônico para substituir procedimentos cirúrgicos e atingir os objetivos que, até então, só se conhecia possível com a cirurgia.

É importante ressaltar que, como todos os procedimentos estéticos, a harmonização facial tem um tempo de durabilidade. São produtos que podem permanecer com efeito por seis meses ou até quatro anos, a depender do produto utilizado. Além de levar em conta o produto usado e seu fabricante, a biomédica também salienta tudo isso também depende do organismo e do estilo de vida do paciente. “O próprio corpo vai absorvendo esses produtos, sem dano algum para a vida, com o passar do tempo”, explicou.

A biomédica chama a atenção para a idade mínima indicada para realização desse tipo de procedimento estético. Tayla recomenda que somente a partir dos 18 anos ou, a depender da demanda ou dos 25 ou 27 anos que é justamente quando a perda da proteína de colágeno, responsável pela sustentação desse tecido, começa a se acentuar. Os procedimentos então fazem essa substituição.

O cuidado com a escolha do profissional que irá fazer esse tratamento é de fundamental importância, pois, conforme alerta a biomédica, pois são técnicas que podem resultar em complicação para o paciente e esse profissional deve estar preparado para lidar com essa situação. Todo procedimento implica em riscos e é por isso que deve ser executado por profissionais com experiência para identificar e intervir prontamente em qualquer complicação. "No caso da toxina botulínica, a complicação mais temida é a ptose (queda) da pálpebra e que reverte espontaneamente entre dois e três meses da aplicação. Os preenchedores podem provocar equimoses, hematomas, vermelhidão e inchaço, que resolvem em poucos dias, até necrose tecidual pela injeção da substância acidentalmente no interior de vasos, normalmente por imperícia do profissional", alerta Tayla.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade