Menu

Palestra sobre detritos espaciais marca lançamento do Nasa Hackathon FTC

O planetário ficou lotado e professores, empresários, autoridades e pessoas ligadas ao mundo da tecnologia conheceram a proposta do Hackathon.
30/08/2019 08h40
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Qual o futuro da humanidade? Nós estamos seguros? Quais os perigos que rondam o espaço em que vivemos? A busca de respostas para questões como estas fazem parte do universo de estudos do professor Antônio Delson Conceição de Jesus, pós-doutor em Detritos Espaciais, que na noite de terça-feira (28) fez palestra no lançamento do projeto Nasa Hackathon – Space Apps Challenge, que será realizado de 18 a 20 de outubro, no campus da FTC Feira de Santana.

Foto: Divulgação

O evento aconteceu no Museu Parque do Saber, mantido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, parceira do projeto, juntamente com a Prefeitura Municipal. A escolha do lugar não poderia ser melhor. O planetário ficou lotado e professores, empresários, autoridades e pessoas ligadas ao mundo da tecnologia conheceram a proposta do Hackathon.

Utilizando filmes impactantes sobre a crescente poluição espacial, o palestrante da noite prendeu a atenção do público com a apresentação de dados, no mínimo, preocupantes. Segundo Antônio Delson, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a poluição espacial é provocada por detritos materiais, tempestades meteóricas e até colisões de objetos de alto poder destrutivo enviados ao espaço, como mísseis e foguetes.

“A terra diariamente é atingida por objetos cósmicos”, alertou o estudioso, acrescentando que à medida que o tempo passa, os detritos vão se acumulando e orbitando em torno do planeta, colocando em risco o futuro da humanidade. Diante de um público impactado pela periculosidade do lixo que circulam no espaço, o professor Fabrício Oliveira, coordenador do curso Sistemas da Informação da FTC Feira de Santana e coordenador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Rede FTC (Nite), apresentou a proposta do Hackathon.

“O Space Apps Challenge é um programa de inovação da Nasa. É o maior e mais complexo Hackathon do mundo, uma maratona de desenvolvimento de tecnologia que envolve pessoas de diferentes áreas, interessadas em encontrar soluções para problemas envolvendo questões terrestres e espaciais em um curto período de tempo”, explicou Fabrício Oliveira. Ele destacou que o desafio tecnológico é realizado simultaneamente em várias cidades do mundo.

Lembrando que o evento acontecerá pela primeira vez em Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da unidade da FTC, afirmou que a proposta é inovadora. “Por isso nós abraçamos a ideia”, destacou, enfatizando que o projeto pertence a Feira de Santana. A abertura da Instituição para sediar a programação do Hackathon foi ressaltada pelo diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Hernandez, que defendeu a importância de ações de inovação e o empreendedorismo para a cidade.
 

Whatsapp
Google+

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Desenvolvido por Tacitus Tecnologia