Feira de Santana

Prefeitura apresenta projeto de feiras itinerantes em bairros e residenciais do MCMV

A primeira edição do projeto piloto das Feiras Itinerantes será no bairro Gabriela, no residencial Solar da Princesa.

16/08/2019 às 16h26, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A prefeitura de Feira de Santana apresentou nesta sexta-feira (16) o projeto de Feiras Itinerantes, que serão implantadas em alguns bairros da cidade. A apresentação ocorreu no estacionamento da prefeitura e a iniciativa começará a funcionar neste domingo (18) das 6h às 12h no Residencial do Minha Casa Minha Vida (MCVV), Solar da Princesa, no bairro Gabriela.

O secretário de trabalho, turismo e desenvolvimento econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, explicou que o residencial vai receber o projeto piloto e a ideia é ampliar as feiras itinerantes para os demais bairros e residenciais. O objetivo é fomentar a economia desses locais e dar opção de espaço de trabalho para feirantes que estão atuando no centro comercial da cidade.

A prefeitura vai oferecer aos feirantes a estrutura de barracas personalizadas e limpeza. Ficará responsável pela montagem e desmontagem das barracas e manutenção do espaço público.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos dando mais uma opção para os feirantes que estão na rua para que eles possam escolher para onde querem ir. Fizemos a reunião e o projeto piloto será na Gabriela para que possamos entender como funciona. Já tem algumas pessoas que estão inscritas que já estão no bairro vendendo algumas coisas. Mas, tudo isso foi feito através do diálogo e do entendimento. Eles definiram onde queriam a feira e a prefeitura leva as barracas pela madrugada, monta e eles comercializam os produtos. Meio-dia quando a feira encerrar, a prefeitura vai limpar toda a área e os equipamentos serão removidos em um caminhão. No dia seguinte esses equipamentos serão levados para feiras em outros bairros”, afirmou.

O secretário salientou que se outros bairros tiverem interesse em receber as feiras itinerantes deverão optar por outros dias da semana que não seja o domingo. Aos domingos acontecerá a feira do bairro Gabriela e de acordo com ele, durante a Expofeira deste ano, a prefeitura irá fazer uma demonstração desse projeto para a comunidade.

“Se outro bairro quiser colocar a feira terá que optar por outro dia. Domingo já e da Gabriela, que foi uma decisão que foi tomada por ser um bairro antigo que vem crescendo muito e que tem uma população muito grande. Se tudo ocorrer bem poderá se tornar uma feira permanente. Isso é uma visão de futuro. Hoje estamos aqui com 60 barracas e nosso intuito é ter cem barracas”, comentou.

O prefeito Colbert Martins salientou que o projeto de feiras itinerantes é comum em vários estados e não existirá para concorrer com as grandes feiras como da Estação Nova e Tomba, por exemplo, será uma opção para comerciantes e comunidade dos residenciais e bairros mais distantes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Será uma feira com saúde e com segurança. A vigilância sanitária acompanhará também todos aqueles que venham querer vender aqui os seus produtos. Essa feirinha é um projeto e se precisar aperfeiçoar e pode acontecer em qualquer lugar da cidade. Quem quiser vender vai levar o produto. Vamos transportar os equipamentos e programar essas feiras durante a semana inteira”, declarou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade