Feira de Santana

Através de certificação de curso de qualificação da Eptran, mototaxistas receberão alvará de exercício da profissão

Foram entregues cerca de 35 certificados. O curso ofereceu 45 horas de aulas práticas e teóricas com assuntos relacionados ao trânsito e ao dia a dia dos mototaxistas.

15/08/2019 às 14h44, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Mototaxistas de Feira de Santana receberam na manhã desta quinta-feira (15) a certificação do curso de qualificação profissional fornecido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran). De acordo com Silvio Dias, coordenador da 3ª Ciretran, foram entregues cerca de 35 certificados e o curso ofereceu 45 horas de aulas práticas e teóricas com assuntos relacionados ao trânsito e ao dia a dia dos mototaxistas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi um curso bastante intenso, onde eles foram instruídos em relação a quesitos de segurança e condução segura. O curso não teve custo e houve apenas a compra do laudo, que é para inserção na carteira de habilitação. O mototaxista é um profissional que está regulamentado em lei federal, inclusive, pode pagar o seu INSS. Em caso de necessidade, por exemplo, ele pode se encostar e receber os seus proventos via INSS. Então para que ele esteja regular, ele também precisa passar por esse processos. O Detran ministrou esse curso, nós tivemos uma turma aqui e o Sest/Senat também fez o seu papel e forneceu o curso também para que eles possam atuar. Houve uma licitação agora no município para que eles possam atuar legalmente e eles passaram por esse curso”, disse.

Silvio Dias frisou que as estatísticas de trânsito revelam que os mototaxistas estão se envolvendo cada vez menos em acidentes. É um exemplo que precisa ser levado para outros condutores e a parceria entre o sindicato da categoria e a Ciretran reforça cada vez mais a necessidade de qualificação da classe.

“Ele é um profissional responsável por aquilo que faz. Conduz com segurança, mesmo tendo aqui na nossa cidade um trânsito caótico em relação a organização e em relação a segurança. Mas, nesse aspecto, o mototaxista está de parabéns porque ele pouco se envolve em acidentes. Os hospitais demonstram isso. Em setembro nós teremos a Semana Nacional de Trânsito e eu quero ter esses profissionais junto conosco para que a gente possa tê-los como exemplo para outros condutores”, acrescentou.

Eptran está com atividades suspensas

Silvio Dias informou que no momento a Eptran está com as atividades suspensas em virtude de uma decisão do Ministério Público (MP) e fruto de uma ação judicial que foi movida pelo Sindicato das Autoescolas questionando as atividades da Eptran.

Ele relatou que por força dessa decisão, o Detran resolveu, de forma cautelosa, suspender as ações da Eptran até reformulá-las e voltar as atividades após o resultado da decisão judicial.

“Nós estamos indo para Salvador buscar municiar inclusive a direção geral com esses dados de Feira de Santana para que a gente possa o mais brevemente ter as ações da Eptran aqui principalmente nas questões voltadas para os condutores profissionais, os cursos de mototaxistas, os cursos de condução de passageiros, de veículos especiais, de movimentação de produtos perigosos. Essa é a forma que nós temos para chegar a esses condutores e efetivamente melhorar o trânsito. Conscientizando esses condutores da necessidade de ter uma condução segura e responsável. E a forma que a gente tem é através desses cursos de reciclagem que são fornecidos por meio dos instrutores bastante capacitados e utilização da Eptran que faz com que a gente consiga chegar a esses condutores”, declarou.

Nova Lei dos Mototaxistas exige curso de qualificação

Uda Barros, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Feira de Santana, informou que a nova lei dos mototaxistas exige o curso de capacitação e esta é uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Só com o curso de qualificação, os mototaxistas tem o alvará para poder exercer a profissão legalmente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esse curso na verdade foi pedido desde 2012 e Feira de Santana era uma das poucas cidades que ainda não tinha ministrado. A nova lei tem essa exigência e então sem essa lei, sem esse curso, ninguém poderá pegar o alvará. Nós eliminamos a lei da licitação e passamos a ter o alvará”, salientou.

A sindicalista afirmou que Feira de Santana conta atualmente com um total de 500 mototaxistas e cerca de 300 profissionais já foram capacitados.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade