Saúde

Secretaria realiza dia D da vacinação contra o sarampo; veja público-alvo

A expectativa é que em torno de 11 mil a 200 mil pessoas compareçam às unidades de saúde para a imunização.

10/08/2019 às 13h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana promoveu neste sábado (10) o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. A vacina é ofertada gratuitamente no local e em todos os postos de saúde como parte rotineira do calendário vacinal.

A expectativa, segundo a coordenadora da campanha, Francisca Oliveira, é que em torno de 11 mil a 200 mil pessoas de 1 a 49 anos de idade compareçam às unidades de saúde para a imunização.

“Essa ação foi provocada porque na Bahia, mais precisamente em Salvador, já foram detectados três casos. E como nós moramos próximos a Salvador, resolvemos aderir a essa campanha. Todas as pessoas de 1 a 49 anos devem comparecer às unidades de saúde levando o cartão e no local será avaliado como está a situação vacinal. Vai ser completado o esquema. Já as pessoas que não tiverem necessidade não serão vacinadas”, informou Francisca Oliveira.

De acordo com ela, a vacina não tem prazo de validade. “É dose única, exceto as crianças, que têm que tomar uma dose com um ano e repetir com um ano e três meses. O grupo de maior risco geralmente são as crianças”, explicou.

A coordenadora esclareceu ainda que após tomar a vacina somente depois de 15 dias a pessoa vai estar imunizada. Ela ressaltou o alto risco de contaminação de uma pessoa infectada com o sarampo.

“Uma pessoa com sarampo pode contaminar 18 pessoas ao mesmo tempo e nós temos algumas complicações que podem levar à morte. As gestantes não podem tomar a vacina. Pessoas que têm intolerância à lactose devem relatar na unidade de saúde, pois existe uma vacina especial para essas pessoas. A campanha faz parte do calendário vacinal padronizado pelo Ministério. Quem não compareceu hoje na Secretaria de Saúde pode se dirigir ao posto mais próximo do seu bairro”, disse.

O assistente administrativo Itailson Léo compareceu hoje à Secretaria de Saúde com o filho de 3 anos e seis meses. Ambos se vacinaram contra o sarampo pela primeira. Ele elogiou o atendimento.

“Essa foi a primeira vez. O atendimento foi excelente e gostaria de parabenizar pela campanha. Meu filho não chorou, já está acostumado, pois a mãe é enfermeira”, completou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade