Saúde

No Dia Nacional do Colesterol, médico destaca hábitos para uma vida mais saudável

Pacientes com o colesterol aumentado, por exemplo, deve fazer uma dieta mais restrita.

08/08/2019 às 10h14, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado nesta quinta-feira (8). A data foi estabelecida como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. De acordo com o cirurgião cardiovascular André Guimarães, o colesterol tem diversas ações no corpo humano, ajudando inclusive reações que são fisiológicas.

“A gente precisa do colesterol para ter determinadas atividades no nosso organismo desempenhadas. Com esse tipo de colesterol, quando ele se liga a um tipo de proteína, formam duas substâncias, que são o colesterol bom e o ruim. O LDL pode se aderir às paredes dos vasos coronarianos, que são as artérias que irrigam o coração, e causa uma obstrução coronariana, o que pode levar a uma doença por diminuição do fluxo de sangue no músculo cardíaco”, explicou o especialista.

A alimentação, segundo o médico, deve ser prescrita de acordo com a necessidade de cada paciente e a idade. Pacientes com o colesterol aumentado, por exemplo, deve fazer uma dieta mais restrita.

“Mas nos pacientes que devem fazer o acompanhamento da cardiologia, recomendado a partir dos 40 anos, a gente tem que fazer uma composição alimentar em que mais ou menos 15% da dieta tem quer ter gordura, de óleos e outras coisas. Em torno de 25 a 30% deve ser de proteína, e o restante de carboidratos, numa quantidade adequada para a necessidade. Um homem adulto, em torno de 70 quilos em média, precisa de em torno de 1.500 calorias por dia, que devem ser distribuídas em pelo menos cinco alimentações. Por isso deve-se ir ao médico, a um cardiologista, para ter essas orientações, bem como o serviço de nutrição com nutrólogos ou nutricionistas possam dar a melhor orientação”, orientou, acrescentando que também deve-se diminuir a quantidade de sal e açúcar das refeições.

Influência genética

O cirurgião cardiovascular falou, ainda, sobre a influência genética no funcionamento do colesterol. Segundo ele, pode haver tanto na parte das disfunções do colesterol, como também dos triglicérides, que são uma outra parcela e está relacionada com outras doenças, com uma herança familiar nisso.

“Grande parte da população está com o colesterol acima e essa descoberta, infelizmente, só é feita tardiamente, porque as pessoas não fazem um simples exame de sangue na época em que deveriam fazer e pra que a gente pudesse dar as orientações logo no início. E aí a gente pega um paciente com estágio de colesterol bem avançado em que apenas uma mudança de hábito alimentar e exercício físico não são suficientes para trazer ao valor normal e a gente tem que lançar mão de terapias medicamentosas”, disse André Guimarães.

A prevenção, conforme o cirurgião, de uma maneira geral, é uma alimentação adequada exercício físico regular e visita periódica ao médico para que ele possa aferir os níveis tensionais, sua frequência, prescrever exames laboratoriais de tempos em tempos.

“Prevenir é o melhor caminho, para evitar as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. Por isso, esse dia foi criado para uma conscientização da importância na mudança dos hábitos de vida. Visite os médicos periodicamente, sigam as suas orientações, e tenha uma boa qualidade de vida, com exercício físico regular, abandono de práticas ruins como tabagismo, e alimentação adequada. Essa sem sombra de dúvida é a fórmula para que se viva mais tempo com qualidade”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade