Feira de Santana

Núcleo de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa já recebeu 384 denúncias este ano

Para realizar a denúncia de Para realizar a denúncia de violência contra o idoso, basta ligar para os números: 100, 156 ou 75 3223-5286, basta ligar para os números: 100, 156 ou 75 3223-5286.

15/06/2019 às 06h27, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Abandono, negligência, violência financeira e psicológica são os principais tipos de opressão sofrida pelos idosos de Feira de Santana. Os dados foram apresentados pelo Núcleo de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa (NEVPI) durante o Seminário Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado nesta sexta-feira (14). Somente este ano, o NEVPI recebeu 384 denúncias.

O evento organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (Sedeso), sensibilizou os profissionais de saúde e assistência social quanto a ampliação da notificação da violência contra a pessoa idosa aos órgãos de prevenção a violência.

“Existem diversos tipos de violência que o idoso pode estar sofrendo, e é preciso que os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais. Muitas vezes os profissionais se detêm a agressão física, mas pra chegar a este ponto o idoso já sofreu outros tipos de violência”, ressaltou a referência técnica em saúde do idoso, Isabela Machado.

A rede municipal de saúde de Feira de Santana dispõe da ficha de notificação, emitida pela Vigilância Epidemiológica, nas unidades de saúde para a suspeita ou violência contra o idoso. “Não é necessário se identificar, o profissional preenche a ficha e encaminha para a Secretaria de Saúde, onde é fornecida as informações ao site ligado ao Ministério da Saúde, e NEVPI para averiguar a situação”, explica Isabela Machado.

Para realizar a denúncia de violência contra o idoso, basta ligar para os números: 100, 156 ou 75 3223-5286. “Ao perceber que o idoso está sofrendo violência é necessário que os vizinhos ou pessoas próximas denunciem. Não é necessário se identificar”, afirma a coordenadora do NEVPI, Monique Costa.

A programação contou com a presença dos idosos do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira e palestra sobre envelhecimento e saúde mental, ministrada pela referência técnica em saúde mental do município.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade