Artigo

Doar sangue

A ciência, ainda, não conseguiu descobrir um composto químico que possa substituir o sangue humano.

22/04/2019 às 09h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Para salvar um ser humano que necessita de sangue, é absolutamente indispensável que outro ser humano se disponha a doar um pouco de seu próprio sangue. Não há outra forma. A ciência, ainda, não conseguiu descobrir um composto químico que possa substituir o sangue humano.

O SANGUE humano é um dos bens mais preciosos que existem. É um recurso extraordinário para salvar vidas. Em caso de acidentes graves ou cirurgias, o sangue é a única alternativa viável para preservar uma vida. É necessário repor o que foi perdido e a única fonte disponível desse bem precioso é o ser humano.

NO ENTANTO, muitos não acreditam que possam ser doadores de um pouco de seu sangue para que os outros tenham vida. Há uma falta crônica de doadores. Apenas 0,9 por cento da população são doadores voluntários, quando, o ideal, segunda a Organização Mundial da Saúde, seria dois por cento. Em alguns países europeus, mais conscientes dessa realidade, o percentual da população que doa sangue sobe para seis ou até oito por cento.

SEGUNDO, estudos feitos no país, o brasileiro, em principio, só se torna doador quando existe uma necessidade premente de um familiar, parente ou amigo. O doador não precisa preocupar-se com seu tipo de sangue porque os laboratórios e hospitais se encarregam de dar ao paciente o tipo de sangue para que ele tenha o necessário e possa enfrentar a fase difícil da perda de sangue e poder viver.

OUTRO dado mais sério: algumas pesquisas revelam que 35% dos brasileiros não podem ser doadores por serem portadores de alguma doença ou por idade avançada. Além disso, muitas pessoas não doam sangue por medo ou porque não sabem que podem salvar vidas. Doar sangue é salvar vidas.

DOAR SANGUE é fazer o bem sem olhar a quem. Doe sangue e você estará salvando vidas. Doar sangue é um gesto e um ato de solidariedade humana e cristã. Recorde que tem sempre alguém precisando de você. Jesus disse: quem der um copo de água a um de meus irmãos receberá no céu uma recompensa. Doar sangue, é muito mais que dar um copo de água. Deus nunca esquecerá esse gesto de generosidade. Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade