Política

Consórcio Portal do Sertão articula em Brasília ações para o desenvolvimento sustentável dos seus municípios

A agenda teve também: encontro com deputados federais e a Rede Nacional de Consórcios Públicos.

23/03/2019 às 06h29, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Uma intensa semana de articulação política marcou a visita do secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, à Brasília. Nos dias em que esteve na capital, Noel participou de reuniões, junto a Federação de Consórcios da Bahia – FecBahia, com representantes do Governo Federal, lideranças políticas e secretários, com o intuito de consolidar as ações desenvolvidas pelo Consórcio em seus municípios consorciados.

 Em visita ao Ministério do Meio Ambiente, estiveram com o Ministro, Ricardo Salles, para tratar sobre o problema dos resíduos sólidos, e uma possível solução através dos Consórcios Públicos. Para Noel, a visita foi positiva. “Foi possível observar que a questão do saneamento básico, é uma demanda nacional e tanto o Ministro de meio ambiente, quanto o presidente da Funasa, sinalizaram a importância de se trabalhar a questão dos resíduos sólidos de maneira consorciada”. Além da pauta dos resíduos, debateram, ainda, sobre a importância do fortalecimento dos consórcios, com a criação de uma frente parlamentar, de modo que as emendas sejam destinadas, pelos representantes políticos, aos consórcios, para quê, o uso desse recurso seja muito mais eficiente junto aos municípios de cada um.

 A agenda teve também: encontro com deputados federais e a Rede Nacional de Consórcios Públicos. Na ocasião debateram sobre o Projeto de Lei 2542/2015; Reunião do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde; e encontro com representantes do Ministério da Cidadania, para avaliação do Projeto Cisternas. Em todas as reuniões as pautas estiveram voltadas para parcerias e apoio na atuação dos consórcios públicos no âmbito estadual e nacional. O secretário executivo reitera que a visita à Brasília foi essencial para o desenvolvimento e fortalecimento dos consórcios de identidade da Bahia e do Brasil. “Quero agradecer ao presidente, Rogério, por ser um entusiasta da causa. Foi provado aqui, que nós estamos no caminho certo, pois o consórcio têm se mostrado, têm se configurado, como a melhor opção para o desenvolvimento dos municípios dos territórios”, destaca Noel.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade